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dc.creatorSantos, Alisson Lemos dos-
dc.date.accessioned2023-07-14T16:20:48Z-
dc.date.available2023-07-14T16:20:48Z-
dc.date.issued2022-12-22-
dc.identifier.citationSANTOS, Alisson Lemos dos. Requisitos e restrições da utilização de fluidos de corte na usinagem de liga de alumínio 7075 quanto a propagação de corrosão intergranular. 2022. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Cornélio Procópio, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31778-
dc.description.abstractThis research presents an approach to the development of intergranular corrosion in aluminum alloy 7075, comparing the influence of cutting fluid on the decrease in fatigue resistance motivated by its use in aircraft structural components. At first, it is presented what this type of corrosion is and how it develops in the rystalline structure, observing which variables combine with the worsening of this problem and its impacts on the microstructure, observing the decrease in structural resistance through fatigue analysis, which stands out even more due to the circumstances that will be presented during the description of the research. The carrying out of tests in the laboratory will seek to evaluate the reactions of the material when exposed for some time to the cutting fluid and to analyze and compare the development of corrosion in the microstructure, with this objective analysis of the loss of mechanical resistance in the samples under variables many other, in addition to the comparisons made in the decrease of resistance motivated by the variation of the manufacturing geometry. The results obtained indicated the difference that the amine present in the cutting fluid b rings i n t he d evelopment o f intergranular corrosion and consequently in the fatigue process, even if in a small proportion, the effects of the propagation of intergranular corrosion in the aluminum alloy studied and the influence on the reduction in the mechanical resistance of the alloy.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectMecânica dos fluidospt_BR
dc.subjectAlumínio - Corrosãopt_BR
dc.subjectLigas de alumíniopt_BR
dc.subjectFluid mechanicspt_BR
dc.subjectAluminum - Corrosionpt_BR
dc.subjectAluminum alloyspt_BR
dc.titleRequisitos e restrições da utilização de fluidos de corte na usinagem de liga de alumínio 7075 quanto a propagação de corrosão intergranularpt_BR
dc.title.alternativeRequirements and restrictions on the use of cutting fluids In the machining of aluminum alloy 7075 regarding the propagation of Intergranular corrosionpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa apresenta uma abordagem no desenvolvimento da corrosão intergranular na liga de alumínio 7075, comparando a influência do fluido de corte na diminuição da resistência à fadiga motivada pelo uso em componentes estruturais de aeronaves. De início é apresentado o que é este tipo de corrosão e como se desenvolve na estrutura cristalina, observando quais as variáveis que compactuam com o agravamento desse problema e os seus impactos na microestrutura, observando a diminuição de resistência estrutural por meio da análise de fadiga, que se sobressai ainda mais devido às circunstâncias que serão apresentadas durante a descrição da pesquisa. A realização dos ensaios em laboratório buscou avaliar as reações do material quando exposto por um período ao fluido de corte, visando analisar e comparar o desenvolvimento da corrosão na microestrutura, com esse objetivo avaliou-se a perda de resistência mecânica nas amostras sob variáveis diferentes, além das comparações realizadas na diminuição da resistência motivada pela variação da geometria de manufatura. Os resultados obtidos indicaram, a diferença que a amina presente no fluido de corte traz no desenvolvimento da corrosão intergranular e consequentemente no processo de fadiga, mesmo que em pequena proporção, constata-se os efeitos da propagação da corrosão intergranular na liga de alumínio estudada e a influência na redução na resistência mecânica da liga.pt_BR
dc.degree.localCornélio Procópiopt_BR
dc.publisher.localCornelio Procopiopt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0003-4802-651Xpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2898029173853092pt_BR
dc.contributor.advisor1Goncalves, Janaina Fracaro de Souza-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/https://orcid.org/0pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1857241899832038pt_BR
dc.contributor.referee1Goncalves, Janaina Fracaro de Souza-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1857241899832038pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Rodrigo Henriques Lopes da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5977232724834847pt_BR
dc.contributor.referee3Leite, Yaskara Fabiola de Monteiro Marques-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6435183263665958pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Mecânicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIASpt_BR
dc.subject.capesEngenharia Mecânicapt_BR
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