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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31775
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Silva, Jéssica Lima da | - |
dc.date.accessioned | 2023-07-13T20:44:59Z | - |
dc.date.available | 2023-07-13T20:44:59Z | - |
dc.date.issued | 2023-06-13 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Jéssica Lima da. Análise de acidentes em fuselagem aeronáutica: uma revisão sistemática da literatura e metanálise. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31775 | - |
dc.description.abstract | This research presents a systematic view of literature regarding aviation accidents with emphasis on airframes and aeronautical structures The objective of this study is to analyze the accidents that occurred between 2012 and 2022. An analysis of data provided by the Scientific Electronic Library Online and Capes Periodicals will be carried out, based on information through the Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses in order to prevent the same accidents from occurring under the same conditions as new studies can directly or indirectly impact the continuous improvement of new technologies and innovations. After this analysis, it will be possible to identify the main causes of accidents, considering that systematic reviews and meta-analyses allow us to improve the content survey process and provide guidance for future research It is important to highlight the reinforcement of strategies that can prevent the occurrence of new cases, particularly regarding fatigue, which is associated with a high occurrence of accidents and complex procedures. A comprehensive approach, combining analytical methods and real fatigue testing, is necessary to analyze fatigue in aircraft mechanical systems during the initial design, with the aim of ensuring durability, safety, and proper performance of components subjected to fatigue. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Acidentes aéreos | pt_BR |
dc.subject | Metais - Fadiga | pt_BR |
dc.subject | Segurança | pt_BR |
dc.subject | Aircraft accidents | pt_BR |
dc.subject | Metals - Fatigue | pt_BR |
dc.subject | Safety | pt_BR |
dc.title | Análise de acidentes em fuselagem aeronáutica: uma revisão sistemática da literatura e metanálise | pt_BR |
dc.title.alternative | Analysis of aeronautical fuselage accidents: a systematic review and metaanalysis methodology | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | Essa pesquisa apresenta uma revisão sistemática da literatura sobre os acidentes na aviação enfatizando as fuselagens e as estruturas aeronáuticas. Ela tem como objetivo analisar os acidentes registrados para o período entre os anos de 2012 e 2022. Será realizada uma análise de dados fornecidos pela Biblioteca Científica Eletrônica Online e Periódicos Capes, com base nas informações do protocolo de Principais Itens para Relatar Revisões sistemáticas e Meta-análises a fim de evitar que os mesmos acidentes ocorram nas mesmas condições visto que novos estudos podem impactar diretamente ou indiretamente na melhoria contínua de novas tecnologias e inovações. Após esta análise será possível identificar os principais motivos causadores dos acidentes uma vez que revisões sistemáticas e meta-análises aprimoram o processo de levantamento de conteúdos e mostrar um caminho a ser seguido para futuras pesquisas. Destaca-se que é possível reforçar as estratégias que possam prevenir a ocorrência de novos casos, principalmente em relação à fadiga, onde há uma alta ocorrência de acidentes e procedimentos de alta complexidade. É necessária uma abordagem abrangente, que combina métodos analíticos e testes de fadiga reais, para analisar a fadiga em sistemas mecânicos de aeronaves durante o design inicial, visando garantir durabilidade, segurança e desempenho adequado dos componentes sujeitos à fadiga. | pt_BR |
dc.degree.local | Londrina | pt_BR |
dc.publisher.local | Londrina | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Hasegawa, Haroldo Lhou | - |
dc.contributor.referee1 | Hasegawa, Haroldo Lhou | - |
dc.contributor.referee2 | Lima, Rafael Sene de | - |
dc.contributor.referee3 | Teixeira, Ricardo Luiz Perez | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Engenharia Mecânica | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | LD - Engenharia Mecânica |
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