Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31766
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Lula, Mayara | |
dc.date.accessioned | 2023-07-12T18:09:33Z | - |
dc.date.available | 2023-07-12T18:09:33Z | - |
dc.date.issued | 2023-06-06 | |
dc.identifier.citation | LULA, Mayara. Uma análise das contribuições do uso do produto educacional “Caixa de contagem” para auxiliar os alunos dos anos iniciais do ensino fundamental no processo de aprendizagem das quatro operações básicas da matemática. 2023. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31766 | - |
dc.description | Acompanha: Caixa de contagem | pt_BR |
dc.description.abstract | The objective of this research is to analyze the contributions of using the educational product “Counting box” to help students in early elementary school learn the four basic operations of Mathematics. The aspects addressed in this research involve: teacher training, difficulty of students in the early elementary school years in learning Mathematics, particularly the learning disorder known as Dyscalculia, the four basic operations of Mathematics and manipulative materials. The nature of the research is applied, with a qualitative approach. Data collection involved teachers in the early years of two municipal public schools in northern Paraná. The data collection instrument was structured questionnaires in Google Forms; qualitative analytical analysis was used to interpret them. In the teachers’ view, the results showed that the proposed educational product provides accessible material due to the use of recyclable materials and can contribute to the teaching and learning process of students with difficulties in the four basic operations of Mathematics. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Matemática - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Professores - Formação | pt_BR |
dc.subject | Distúrbios da aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Discalculia em crianças | pt_BR |
dc.subject | Material didático | pt_BR |
dc.subject | Mathematics - Study and teaching | pt_BR |
dc.subject | Teachers, Training of | pt_BR |
dc.subject | Learning disabilities | pt_BR |
dc.subject | Acalculia in children | pt_BR |
dc.title | Uma análise das contribuições do uso do produto educacional “Caixa de contagem” para auxiliar os alunos dos anos iniciais do ensino fundamental no processo de aprendizagem das quatro operações básicas da matemática | pt_BR |
dc.title.alternative | An analysis of the contributions of using the educational product “Counting box” to help students in the early years of elementary school in the process of learning the four basic operations of mathematics | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | O objetivo desta pesquisa é analisar as contribuições do uso do produto educacional “Caixa de Contagem” para auxiliar os alunos dos anos iniciais do ensino fundamental no processo de aprendizagem das quatro operações básicas da Matemática. Os aspectos abordados nesta pesquisa envolvem: formação de professores, dificuldade de alunos dos anos iniciais do ensino fundamental na aprendizagem em Matemática, em especial, o transtorno de aprendizagem conhecido como Discalculia, as quatro operações básicas da Matemática e materiais manipuláveis. A natureza da pesquisa é aplicada, com abordagem qualitativa. A coleta de dados envolveu os professores dos anos iniciais de duas escolas públicas municipais do norte do Paraná e o instrumento utilizado para coleta de dados foram os questionários estruturados no Google Forms e para interpretá-los, utilizou-se a análise qualitativa analítica. Os resultados evidenciaram, na visão dos professores, que o produto educacional proposto proporciona um material acessível em função de utilizar materiais recicláveis e que pode contribuir para o processo ensino e aprendizagem de alunos com dificuldades nas quatro operações básicas da Matemática. | pt_BR |
dc.degree.local | Londrina | pt_BR |
dc.publisher.local | Londrina | pt_BR |
dc.creator.ID | https://orcid.org/0000-0001-8514-5732 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6901234199301491 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Silva, Armando Paulo da | |
dc.contributor.advisor1ID | https://orcid.org/0000-0001-8186-051X | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6724994186659242 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Silva, Armando Paulo da | - |
dc.contributor.referee1ID | https://orcid.org/0000-0001-8186-051X | pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6724994186659242 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Damasceno, Eduardo Filgueiras | - |
dc.contributor.referee2ID | https://orcid.org/0000-0002-6246-1246 | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/7333630388674575 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Prado, Rosemeiry de Castro | - |
dc.contributor.referee3ID | https://orcid.org/0000-0002-6541-1607 | pt_BR |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/9037046574064977 | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | pt_BR |
dc.subject.capes | Ensino | pt_BR |
Aparece nas coleções: | LD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
analisecontribuicoescaixacontagem.pdf | 9,52 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
analiseconbribuicoescaixacontagem_produto.pdf | 7,58 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons