Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31766
Título: Uma análise das contribuições do uso do produto educacional “Caixa de contagem” para auxiliar os alunos dos anos iniciais do ensino fundamental no processo de aprendizagem das quatro operações básicas da matemática
Título(s) alternativo(s): An analysis of the contributions of using the educational product “Counting box” to help students in the early years of elementary school in the process of learning the four basic operations of mathematics
Autor(es): Lula, Mayara
Orientador(es): Silva, Armando Paulo da
Palavras-chave: Matemática - Estudo e ensino
Professores - Formação
Distúrbios da aprendizagem
Discalculia em crianças
Material didático
Mathematics - Study and teaching
Teachers, Training of
Learning disabilities
Acalculia in children
Data do documento: 6-Jun-2023
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Londrina
Citação: LULA, Mayara. Uma análise das contribuições do uso do produto educacional “Caixa de contagem” para auxiliar os alunos dos anos iniciais do ensino fundamental no processo de aprendizagem das quatro operações básicas da matemática. 2023. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2023.
Resumo: O objetivo desta pesquisa é analisar as contribuições do uso do produto educacional “Caixa de Contagem” para auxiliar os alunos dos anos iniciais do ensino fundamental no processo de aprendizagem das quatro operações básicas da Matemática. Os aspectos abordados nesta pesquisa envolvem: formação de professores, dificuldade de alunos dos anos iniciais do ensino fundamental na aprendizagem em Matemática, em especial, o transtorno de aprendizagem conhecido como Discalculia, as quatro operações básicas da Matemática e materiais manipuláveis. A natureza da pesquisa é aplicada, com abordagem qualitativa. A coleta de dados envolveu os professores dos anos iniciais de duas escolas públicas municipais do norte do Paraná e o instrumento utilizado para coleta de dados foram os questionários estruturados no Google Forms e para interpretá-los, utilizou-se a análise qualitativa analítica. Os resultados evidenciaram, na visão dos professores, que o produto educacional proposto proporciona um material acessível em função de utilizar materiais recicláveis e que pode contribuir para o processo ensino e aprendizagem de alunos com dificuldades nas quatro operações básicas da Matemática.
Abstract: The objective of this research is to analyze the contributions of using the educational product “Counting box” to help students in early elementary school learn the four basic operations of Mathematics. The aspects addressed in this research involve: teacher training, difficulty of students in the early elementary school years in learning Mathematics, particularly the learning disorder known as Dyscalculia, the four basic operations of Mathematics and manipulative materials. The nature of the research is applied, with a qualitative approach. Data collection involved teachers in the early years of two municipal public schools in northern Paraná. The data collection instrument was structured questionnaires in Google Forms; qualitative analytical analysis was used to interpret them. In the teachers’ view, the results showed that the proposed educational product provides accessible material due to the use of recyclable materials and can contribute to the teaching and learning process of students with difficulties in the four basic operations of Mathematics.
Descrição: Acompanha: Caixa de contagem
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31766
Aparece nas coleções:LD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
analisecontribuicoescaixacontagem.pdf9,52 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
analiseconbribuicoescaixacontagem_produto.pdf7,58 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons