Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31761
Título: | Implantação de um jardim sensorial na escola municipal Pedro Álvares Cabral, Santa Helena - Pr |
Título(s) alternativo(s): | Implantation of a sensory garden at Pedro Álvares Cabral municipal school, Santa Helena – Pr |
Autor(es): | Santos, Luana Walker dos Rosa, Thuana Dantas Santa |
Orientador(es): | Sabbi, Larissa De Bortolli Chiamolera |
Palavras-chave: | Produtos reciclados Educação ambiental Ensino Recycled products Environmental education Teaching |
Data do documento: | 25-Nov-2022 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Medianeira |
Citação: | SANTOS, Luana Walker dos; ROSA, Thuana Dantas Santa. Implantação de um jardim sensorial na escola municipal Pedro Álvares Cabral, Santa Helena - Pr. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnologia em Gestão Ambiental) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2022. |
Resumo: | Este trabalho apresenta a implantação de um Jardim Sensorial dentro da Escola municipal Pedro Álvares Cabral, situada no distrito de São Roque no município de Santa Helena, que teve como objetivo criar um espaço onde os alunos e os demais tivessem contato com ambiente de ensino informal, neste caso um jardim sensorial. Partindo de um ambiente de aprendizagem, considerou-se trabalhar nesse jardim atividades que estimulassem os sentidos. Os jardins sensoriais, quando implementados em instituições escolares, se constituem como modalidade de ensino informal, ambientes que tem como objetivo aos seus frequentadores, proporcionar um ambiente de lazer onde possam ser criadas ou relembradas memórias afetivas e apreciar bons momentos se desconectando da vida conturbada, no cotidiano da vida urbana. Foi construído um jardim sensorial com 25 espécies de plantas, organizadas em pallets e pneus, além de um caminho com diferentes texturas. Também foram realizadas atividades de educação ambiental com as turmas dos terceiros anos do ensino fundamental. Neste contexto, o jardim sensorial foi de extrema importância para o ambiente escolar, através deste trabalho, pode-se observar o quanto o ambiente mudou, indo de uma área que estava em desuso, para uma área com um aspecto paisagístico completamente diferente e passando a ser um ambiente acolhedor para todos os funcionários e alunos. |
Abstract: | This work presents a proposal for a Sensory Garden within the Pedro Álvares Cabral Municipal School, located in the district of São Roque in the municipality of Santa Helena, which aimed to create a space where students and others would have contact with an informal teaching environment, in this case a sensory garden. Starting from a learning environment, it was considered working in this garden activities that stimulate the senses. Sensory gardens, when implemented in school institutions, constitute an informal teaching modality, environments that aim for their visitors to provide a leisure environment where affective memories can be created or recalled and enjoy good moments disconnecting from the troubled life, in everyday urban life. A sensory garden was built with 25 botanical species organized on pallets and tires, a path with different textures and some environmental education activities were carried out. In this context, the sensory garden was extremely important for the school environment, through this work, one can observe how much the environment has changed, going from an area that was in disuse, to an area with a completely different landscape aspect and passing to be a welcoming environment for all employees and students. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31761 |
Aparece nas coleções: | MD - Tecnologia em Gestão Ambiental |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
implantacaojardimsensorial.pdf | 7,46 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons