Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31749
Título: | Livro dinâmico interativo para aprendizado de seções cônicas e suas propriedades de reflexão |
Título(s) alternativo(s): | Interactive dynamic book for learning about conic sections and their reflection properties |
Autor(es): | Borgo, Leonardo Antonio |
Orientador(es): | Bobko, Nara |
Palavras-chave: | Seções cônicas Matemática - Estudo e ensino Astronomia - Matemática Livros didáticos digitais Aprendizagem Ensino - Meios auxiliares GeoGebra (Software) Conic sections Mathematics - Study and teaching Astronomy - Mathematics Electronic textbooks Learning Teaching - Aids and devices |
Data do documento: | 15-Mai-2023 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Curitiba |
Citação: | BORGO, Leonardo Antonio. Livro dinâmico interativo para aprendizado de seções cônicas e suas propriedades de reflexão. 2023. Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2023. |
Resumo: | Este trabalho se concentra no estudo das cônicas, especialmente nas propriedades de reflexão. O objetivo foi criar um livro dinâmico interativo e gratuito na plataforma GeoGebra para alunos e professores do Ensino Médio, utilizando várias representações semióticas para tornar a apresentação do conteúdo interativa e investigativa, e fornecer um material de apoio matemático para o professor. Para construir o livro, utilizou-se a metodologia de investigação matemática, jogos e história da ciência. De forma interdisciplinar, o livro aborda o Sistema Solar, o Universo, as cônicas e suas propriedades de reflexão, e propõe a construção de um projeto de telescópio usando a plataforma GeoGebra. Embora a sequência didática proposta não tenha sido aplicada em sala de aula, acredita-se que o material desenvolvido potencializa o processo de ensino e aprendizagem do conteúdo matemático em questão. |
Abstract: | This work focuses on the study of conics, especially their reflection properties. The aim was to create a dynamic, interactive, and free book on the GeoGebra platform for high school students and teachers, using various semiotic representations to make the presentation of the content interactive and investigative, and to provide mathematical support material for the teacher. To build the book, the methodology of mathematical investigation, games, and history of science was used. Interdisciplinarily, the book addresses the Solar System, the Universe, conics and their reflection properties, and proposes the construction of a telescope project using the GeoGebra platform. Although the proposed didactic sequence has not been applied in the classroom, it is believed that the developed material enhances the teaching and learning process of the mathematical content in question. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31749 |
Aparece nas coleções: | CT - Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
livrodinamicosecoesconicas.pdf | 4,19 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons