Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31730
Título: Jogando também se aprende: análise da construção e utilização de um jogo para o ensino da tabela periódica
Título(s) alternativo(s): Playing can also be learned: analysis of the construction and use of a game for teaching the periodic table
Autor(es): Lopes, Cláudia
Orientador(es): Rivelini, Angelica Cristina
Palavras-chave: Jogos educativos
Química - Estudo e ensino
Ensino - Metodologila
Tabela periódica dos elementos químicos
Educational games
Chemistry - Study and teaching
Teaching - Methodology
Periodic law
Data do documento: 16-Jun-2023
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Londrina
Citação: LOPES, Cláudia. Jogando também se aprende: análise da construção e utilização de um jogo para o ensino da tabela periódica. 2023. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2023.
Resumo: Tornar a aprendizagem possível é um desafio metodológico constante a todos os docentes. Na disciplina de química, no ensino médio, aprender de forma prazerosa pode se tornar uma oportunidade para que o aluno seja motivado a participar e atuar de forma ativa em seu processo de aprendizagem. O presente trabalho tem como escopo investigar as possibilidades da construção e utilização de um jogo nas aulas de química da primeira série do ensino médio. Esse tema se justifica uma vez que a inovação metodológica na disciplina de química ainda é um desafio para a maioria dos docentes. Para isso, inicialmente realizou-se uma pesquisa bibliográfica, como forma de fundamentação. Também foram feitos vários questionamentos aos estudantes, a fim de identificar quais são as principais dificuldades apresentadas por eles e quais são os seus conhecimentos prévios sobre a tabela periódica. Depois disso, realizou-se uma metodologia lúdica com a construção e o uso de um jogo para contribuir para a motivação e compreensão do conteúdo pelos estudantes. O universo da pesquisa foram os alunos matriculados na primeira série do ensino médio de um colégio estadual no município de Marilândia do Sul. Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo, com enfoque descritivo e interpretativo, visto que se fez o uso de escritas, falas e ações dos participantes para a análise dos dados. Para essa análise, optou-se pela Análise Qualitativa Analítica proposta por Yin (2016). Como Produto Educacional, foi construído um jogo didático com a colaboração e a participação dos alunos. Notou-se que, ao longo da pesquisa, a construção e a utilização do jogo trouxeram contribuições e alternativas metodológicas que possibilitaram tornar a aula de química mais atrativa, facilitando a compreensão do conteúdo, fato que pode ser observado por meio de falas dos alunos e por seus desempenhos nas atividades.
Abstract: Making learning possible is a constant methodological challenge for all teachers. In high school chemistry, learning in an enjoyable way can become an opportunity for students to be motivated to participate and act actively in their learning process. The scope of this paper is to investigate the possibilities of building and using a game in chemistry classes in the first grade of high school. This theme is justified since methodological innovation in chemistry is still a challenge for most teachers. For this, initially, a bibliographic research was carried out, as a form of foundation, and several questions were also asked with the students, trying to identify what are the main difficulties presented by them and what is their previous knowledge about the periodic table. After that, a playful methodology was carried out with the construction and use of a game to contribute to the motivation and understanding of the content by the students. The universe of the research was the students enrolled in the first grade of a state high school in the city of Marilândia do Sul. This is a qualitative research with a descriptive and interpretive approach, since the data analysis made use of the participants' writings, speeches, and actions. For this analysis, it was chosen the Qualitative Analytical Analysis that was proposed by Yin (2016). As an Educational Product, a didactic game was built with the collaboration and participation of the students. It was noted that, throughout the research, the construction and use of the game brought contributions and methodological alternatives, which made it possible to make the chemistry class more attractive, facilitating the understanding of the content. This fact can be observed through the students' speeches and their performance in the activities.
Descrição: Acompanha: Jogando também se aprende: ensinando tabela periódica em uma atividade lúdica
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31730
Aparece nas coleções:LD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
jogoensinotabelaperiodica.pdf1,92 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
jogoensinotabelaperiodica_produto.pdf8,74 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons