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dc.creatorAlves, Keller Cristhina Verri-
dc.date.accessioned2023-07-07T18:26:14Z-
dc.date.available2023-07-07T18:26:14Z-
dc.date.issued2023-05-12-
dc.identifier.citationALVES, Keller Cristhina Verri. A apreciação de gêneros musicais brasileiros por alunos com necessidades educacionais especiais: percepção e ampliação de repertório. 2023. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31723-
dc.descriptionAcompanha: Escutar música: a arte de treinar os ouvidos e familiarizar-se com os sonspt_BR
dc.description.abstractPerceiving a world full of sonorities often leads to a mechanical sound listening in individuals, who, consequently, fail to resort to auditory skills necessary for a more accurate and critical perception, justifying, therefore, this research. Given this reality, a research question emerges: how can the contact with different musical genres, sound and visual resources contribute to the perceptual processes and musical memory of individuals with disabilities? From this perspective, the present study aimed to provide musical listening to individuals with different types of disabilities, regularly enrolled in a Special Education school in the northern region of Paraná, in order to contribute to their musical learning and repertoire expansion. We sought to put into practice perceptive instruments that corroborate the acquisition of musical elements, stimulating sensitivity, favoring aspects of cognition and musical learning. In the bibliographical review, considerations about aspects related to musicalization and Special Education were made. Subsequently, the research problem was discussed, and then the organization and systematization of listening was described, following methodological strategies, as well as the use of sound and visual resources. The method used consisted of action research, qualitative in nature, bringing together elements through the collection, organization, analysis, and interpretation of the data obtained. The instruments of data collection were: songs indicated by the students, an unpublished musical repertoire, continuous observation forms, intervention with audiovisual sound resources, and technological tools. The results proved the effectiveness of the musical appreciation moments performed by means of listening, verifying the improvement of listening acuity, the approval and expansion of the repertoire incorporated by the participating students, besides having corroborated with cognitive aspects during the musicalization and appreciation workshop. The discussions and reflections of the research, covering the theme, culminated in the application of the same. Thus, the study provided the construction of a listening script, based on the sound elements experienced and grounded in practice, so that it could serve the interested public, as well as contribute to related areas, becoming a practical resource for music appreciation.pt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/*
dc.subjectMúsica - Análise, apreciaçãopt_BR
dc.subjectMúsica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectPercepção musicalpt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectMusic appreciationpt_BR
dc.subjectMusic - Study and teachingpt_BR
dc.subjectMusical perceptionpt_BR
dc.subjectSpecial educationpt_BR
dc.titleA apreciação de gêneros musicais brasileiros por alunos com necessidades educacionais especiais: percepção e ampliação de repertóriopt_BR
dc.title.alternativeThe appreciation of brazilian music genres by students with special educational needs: perception and repertoire expansionpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoPerceber um mundo repleto de sonoridades muitas vezes acarreta uma escuta sonora mecânica nos indivíduos, que, por consequência, deixam de recorrer às competências auditivas necessárias a uma percepção mais apurada e crítica, justificando-se, portanto, esta investigação. Diante dessa realidade, emerge a questão de pesquisaque versa sobre: como o contato com diferentes gêneros musicais, recursos sonoros e visuais podem contribuir para os processos perceptivos e a memória musical dos indivíduos com deficiência? Nessa perspectiva, o presente estudo teve por objetivo proporcionar a escuta musical a indivíduos com diferentes tipos de deficiência, regularmente matriculados em uma escola de Educação Especial na região norte do Paraná, de modo a contribuir com a aprendizagem musical e a ampliação de repertório dos mesmos. Buscou-se colocar em prática instrumentos perceptivos que corroboram para a aquisição dos elementos musicais, estimulando a sensibilidade, favorecendo aspectos da cognição e da aprendizagem musical. Na revisão bibliográfica, foram realizadas considerações sobre aspectos relacionados à musicalização e à Educação Especial. Posteriormente, discorreu-se sobre a problemática da pesquisa e, em seguida, descreveu-se a organização e a sistematização da escuta, acompanhando estratégias metodológicas, bem como a utilização de recursos sonoros e visuais. O método utilizado consistiu em pesquisa-ação, de cunho qualitativo, reunindo elementos por meio da coleta, organização, análise e interpretação dos dados obtidos. Os instrumentos da coleta de dados foram: músicas indicadas pelos alunos, repertório musical inédito, fichas de observação contínua, intervenção com recursos audiovisuais sonoros e ferramentas tecnológicas. Os resultados comprovaram a eficácia dos momentos de apreciação musical realizados por meio da escuta, verificando o aprimoramento da acuidade auditiva, da aprovação e ampliação do repertório incorporado pelos alunos participantes, além de ter corroborado com aspectos cognitivos durante a Oficina de Musicalização e Apreciação. As discussões e reflexões da pesquisa, abrangendo o tema, culminaram na aplicação do mesmo. Dessa maneira, o estudo proporcionou a construção de um roteiro de escuta, pautado nos elementos sonoros vivenciados e fundamentados na prática, para que pudesse atender ao público interessado, bem como contribuir para as áreas afins, tornando-se recurso prático de apreciação musical.pt_BR
dc.degree.localLondrinapt_BR
dc.publisher.localLondrinapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0003-0013-1337pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9620294871667535pt_BR
dc.contributor.advisor1Rosa, Vanderley Flor da-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-8789-3395pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6530357704064110pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Marilu Martens-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-8918-2001pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2237448289578517pt_BR
dc.contributor.referee2Correia, Silvia Gomes-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7493792768463535pt_BR
dc.contributor.referee3Rosa, Vanderley Flor da-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0002-8789-3395pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6530357704064110pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Naturezapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.subject.capesEnsinopt_BR
Aparece nas coleções:LD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza

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