Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31702
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorGonçalves, Amanda Presente-
dc.date.accessioned2023-07-06T17:42:27Z-
dc.date.available2023-07-06T17:42:27Z-
dc.date.issued2021-12-06-
dc.identifier.citationGONÇALVES, Amanda Presente. Proposta de articulação entre tecnologias de informação e comunicação e ensino de química orgânica: o software avogadro. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Apucarana, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31702-
dc.description.abstractThe classes still show the traditional as the predominant method of teaching, because of this, students are passive agents in learning. But this has been changing with the use of resources for a more active and thus meaningful learning, with this the student takes learning from the classroom to their daily lives. The resources to be used can present everyday life, have a relationship between science, technology and society or, as a focus in this work, the use of information and communication technologies (ICT). The interactive points are very important for the student to have a better interaction and communication, thus overcoming the limits of the classroom, becoming an important part of society as a whole. In chemistry, the use of resources is even more important, bringing to understanding concepts that were previously seen in a complex and abstract way, so this work aims to situate ICT's in the face of the challenges of chemical education today, to bring a bibliographic survey of ICT's used in teaching and learning chemistry, more specifically organic chemistry and presenting some ways to use the Avogadro software that contribute to the threedimensional representation of organic molecules, since the survey results, in general, do not present many satisfactory technological proposals teaching for organic chemistry, being even more scarce for the use of software, concluding that this is an area that has much to be explored.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/*
dc.subjectQuímica orgânicapt_BR
dc.subjectSoftwarept_BR
dc.subjectEnsino - Metodologiapt_BR
dc.subjectChemistry, Organicpt_BR
dc.subjectComputer softwarept_BR
dc.subjectTeaching - Methodologypt_BR
dc.titleProposta de articulação entre tecnologias de informação e comunicação e ensino de química orgânica: o software avogadropt_BR
dc.title.alternativeArticulation between information and communication technologies and teaching organic chemistry: the software Avogadropt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoAs aulas ainda mostram o tradicional como método predominante de ensino, por conta disso os alunos são agentes passivos na aprendizagem. Mas isso vem mudando com o uso de recursos para uma aprendizagem mais ativa e assim significativa, com isso o aluno leva o aprendizado da sala de aula para o seu cotidiano. Os recursos a serem utilizados podem apresentar a cotidianização, ter uma relação entre ciência tecnologia e sociedade ou ainda, como foco nesse trabalho, o uso de tecnologias de informação e comunicação (TIC). Os pontos interativos são muito importantes para que o aluno tenha uma melhor interação e comunicação superando assim os limites da sala de aula, se tornando uma peça importante da sociedade como um todo. Na química o uso de recursos é ainda mais importante, trazendo ao entendimento conceitos que antes eram vistos de forma complexa e abstrata, assim este trabalho tem por objetivo, situar as TIC’s perante aos desafios da educação química na atualidade, trazer um levantamento bibliográfico das TIC’s usadas no ensino e aprendizagem de química, mais especificamente da química orgânica e apresentação de algumas formas de uso do software Avogadro que colaboram para a representação tridimensional de moléculas orgânicas, já que os resultados dos levantamentos, de maneira geral, não apresentam muitas propostas tecnológicas satisfatórias de ensino para a química orgânica, sendo ainda mais escassas para o uso de softwares, concluindo então que essa é uma área que tem muito a ser explorada.pt_BR
dc.degree.localApucaranapt_BR
dc.publisher.localApucaranapt_BR
dc.contributor.advisor1Suart Júnior, José Bento-
dc.contributor.advisor-co1Garcia, Patrícia Salomão-
dc.contributor.referee1Suart Júnior, José Bento-
dc.contributor.referee2Stanzani, Enio de Lorena-
dc.contributor.referee3Baron, Alessandra Machado-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Químicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA::QUIMICA ORGANICApt_BR
Aparece nas coleções:AP - Licenciatura em Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tecnologiasensinoquimicaorganica.pdf1,57 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons