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dc.creatorLicurgo, Graziele Borges-
dc.date.accessioned2023-07-06T17:38:45Z-
dc.date.available2023-07-06T17:38:45Z-
dc.date.issued2021-12-07-
dc.identifier.citationLICURGO, Graziele Borges. Análise da influência do PIBID nos processos de evasão e permanência em um curso de licenciatura em química na visão dos ex-bolsistas do programa. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Apucarana, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31701-
dc.description.abstractThe present work aims to study the processes of evasion and permanence in a Licentiate's degree course in Chemistry, in order to identify the influence of PIBID in this context. Initially, a bibliographical survey of articles presented at ENEQ and ENPEC from 2010 to 2019 was conducted using the keywords: permanence and evasion. The selected articles were analyzed and organized according to the education modality (Licentiate, Bachelor and Technical) and then selected those that discuss the context of a Licentiate in Chemistry, which were thoroughly explored to observe the conceptions of these authors about the process of evasion and permanence of undergraduates in Chemistry. In this section, we also analyzed if the authors presented any discussion about the influence of the PIBID on the processes of evasion and permanence. All of this movement was carried out in order to provide a basis for our analyses, which were constructed from a predominantly qualitative approach on the effects of the PIBID on the phenomena of evasion and permanence in a Licentiate's degree course in Chemistry. To this end, a questionnaire was applied to all former PIBID fellows of the course to identify in the responses of these students the reasons for dropping out and for staying in the course, seeking to highlight whether, through the reports, we could identify reasons directly related to participation in the PIBID. We sent 89 e­mails to the former fellows (former students, graduates and regular students), from which we obtained 78.65% return. Based on the results obtained, it was possible to highlight the influence of the program for staying in the course and for choosing a teaching career, both through the reports of the former fellows and from the comparison with the average of students graduating from the course (12%), much lower than the average of graduates who, at some point, participated in the PIBID (45.56%).pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_BR
dc.subjectEvasão universitáriapt_BR
dc.subjectBolsas de estudopt_BR
dc.subjectProfessores de químicapt_BR
dc.subjectCollege dropoutspt_BR
dc.subjectScholarshipspt_BR
dc.subjectChemistry teacherspt_BR
dc.titleAnálise da influência do PIBID nos processos de evasão e permanência em um curso de licenciatura em química na visão dos ex-bolsistas do programapt_BR
dc.title.alternativeAnalysis of the influence of the PIBID in the processes of evasion and permanence in a licentiate's degree course in chemistry in the view of former scholarship holders of the programpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho objetiva um estudo sobre os processos de evasão e permanência em um Curso Superior de Licenciatura em Química, a fim de identificar a influência do PIBID nesse contexto. Inicialmente foi realizado um levantamento bibliográfico de trabalhos apresentados no ENEQ e ENPEC de 2010 a 2019, a partir das palavras­-chave: permanência e evasão. Os trabalhos selecionados foram analisados e organizados de acordo com a modalidade de ensino (Licenciatura, Bacharelado e Técnico) e, posteriormente, selecionados os que discorrem sobre o contexto de uma Licenciatura em Química, os quais foram minuciosamente explorados para observar as concepções desses autores sobre o processo de evasão e permanência dos licenciandos em Química. Nesse recorte, também analisamos se os autores apresentavam alguma discussão sobre a influência do PIBID nos processos de evasão e permanência. Todo esse movimento foi realizado a fim de fundamentar nossas análises, as quais foram construídas a partir de uma abordagem predominantemente qualitativa sobre os efeitos do PIBID nos fenômenos de evasão e permanência de um curso de Licenciatura em Química. Para tal, foi aplicado um questionário a todos os ex-­bolsistas do PIBID do curso para identificar nas respostas desses alunos os motivos para a evasão e para a permanência no curso, buscando evidenciar se, por meio dos relatos, poderíamos identificar motivos relacionados diretamente à participação no PIBID. Foram enviados 89 e-­mails para os ex-bolsistas (evadidos, formandos e regulares), dos quais obtivemos 78,65% de retorno. Com base nos resultados obtidos, foi possível evidenciar a influência do programa para a permanência no curso e pela escolha pela carreira docente, tanto por meio dos relatos dos ex-bolsistas como a partir da comparação em relação à média de formandos do curso (12%), muito abaixo da média de formandos que, em algum momento, participaram do PIBID (45,56%).pt_BR
dc.degree.localApucaranapt_BR
dc.publisher.localApucaranapt_BR
dc.contributor.advisor1Stanzani, Enio de Lorena-
dc.contributor.referee1Stanzani, Enio de Lorena-
dc.contributor.referee2Rivelini, Angélica Cristina-
dc.contributor.referee3Amaral, Roseli Gall do-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Químicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApt_BR
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