Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31696
Título: Ensino por competências: a autorregulação como instrumento de avaliação da aprendizagem
Título(s) alternativo(s): Teaching by competences: self-regulation as a learning assessment intrument
Autor(es): Barbosa, Isadora Polvani
Orientador(es): Amaral, Roseli Gall do
Palavras-chave: Avaliação educacional
Educação baseada na competência
Didática
Education - Evaluation
Competency based education
Didatics
Data do documento: 8-Dez-2021
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Apucarana
Citação: BARBOSA, Isadora Polvani. Ensino por competências: a autorregulação como instrumento de avaliação da aprendizagem. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Apucarana, 2021.
Resumo: O presente trabalho trata­-se de uma pesquisa de caráter qualitativo e pauta­-se no método de pesquisa documental. Teve como objetivo investigar sobre o ensino por competências e seus impactos no processo de avaliação da aprendizagem. Nessa perspectiva, no desenvolvimento da avaliação por competências, o protagonismo estudantil também pode ser traduzido pela autorregulação. Rosário et al. (2002b; 2005) afirmam que os alunos com dificuldades em seu processo de autorregulação podem ser ensinados por meio de intervenções voltadas para o desenvolvimento e fortalecimento das competências e dos atributos necessários para invocar as estratégias de aprendizagem e empregá-­las por si mesmo. Assim, para o desenvolvimento dessa pesquisa, buscou­-se realizar uma análise sobre a noção de competência apresentada na BNCC e a noção de competências seguindo os pressupostos de Scallon (2015), além de apresentar sugestões de ferramentas de autorregulação da aprendizagem como um instrumento avaliativo de autonomia no ensino médio.
Abstract: The present work is qualitative research and is based on the documentary research method. Its objective was to investigate about teaching by competences and its impacts on the learning assessment process. From this perspective, in the development of competency­based assessment, student protagonist can also be translated into self­regulation. Rosário et al. (2002; 2005) state that students with difficulties in their self­regulation process can be taught through interventions aimed at developing and strengthening the skills and attributes necessary to invoke learning strategies and employ them by themselves. Thus, for the development of this research, we sought to carry out a document analysis on the notion of competence presented in the BNCC and the notion of competences following the assumptions of Scallon (2015), in addition to presenting suggestions for self­regulation tools for learning as an instrument.evaluation of autonomy
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31696
Aparece nas coleções:AP - Licenciatura em Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ensinocompetenciasavaliacaoaprendizagem.pdf1,37 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons