Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31693
Título: | Uma proposta de avaliação diagnóstica no curso de licenciatura em química |
Autor(es): | Santos, Luiz Fernando Pypcak dos |
Orientador(es): | Stanzani, Enio de Lorena |
Palavras-chave: | Estudantes universitários - Avaliação Ensino superior Repetência College students - Rating of Education, Higher Grade repetition |
Data do documento: | 1-Dez-2021 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Apucarana |
Citação: | SANTOS, Luiz Fernando Pypcak dos. Uma proposta de avaliação diagnóstica no curso de licenciatura em química. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Apucarana, 2021. |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo relatar o processo de pesquisa desenvolvido, a partir de uma proposta de aplicação de uma avaliação diagnóstica com uma turma de ingressantes na disciplina de Química Geral de um curso de Licenciatura em Química, assim como enfatizar os avanços e desafios enfrentados ao longo desse movimento. Essa avaliação teve como função diagnosticar as qualidades e as insuficiências dos alunos nos temas que, em tese, já foram ensinados, ou parcialmente ensinados, no Ensino Médio. Tal ação é justificada pelas altas taxas de reprovação na disciplina de Química Geral, levando a uma possível evasão. Tais taxas podem ser justificadas tanto pelo déficit do ensino médio brasileiro quanto pelas altas expectativas geradas pelos professores universitários. Desse modo, os dados foram coletados com ingressantes no curso durante o início do semestre nas aulas remotas na disciplina de Química Geral I, por meio de um questionário online. Os resultados indicaram que ações são necessárias e a proposta de Pré-Química é algo que pode ser desenvolvido, afinal, esse projeto poderia nivelar os alunos, dando condições de aprendizagem dos conceitos básicos da Química e, assim, levando os ingressantes a prosseguirem com mais condições no curso de Licenciatura em Química. |
Abstract: | The present work aims to report the research process developed, based on a proposal for the application of diagnostic assessment with a group of newcomers to the General Chemistry discipline of a Degree in Chemistry, as well as to emphasize the advances and challenges faced by the throughout that movement. This evaluation had the function of diagnosing the qualities and insufficiencies of the students in the themes that, in theory, were already taught, or partially taught, in High School. Such action is justified by the high failure rates in this discipline, leading to possible dropout. Such rates can be justified both by the deficit of Brazilian secondary education and by the high expectations expected by university professors.Thus, data were collected from newcomers to the course during the beginning of the semester in remote classes in the discipline of General Chemistry I, through an online questionnaire. The results indicated that actions are necessary and PreChemistry is something that can be developed, after all, this project could level the students, enabling them to learn the basic concepts of Chemistry and thus proceed with more conditions in the Licentiate Degree in Chemistry course. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31693 |
Aparece nas coleções: | AP - Licenciatura em Química |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
avaliacaodiagnosticalicenciaturaquimica.pdf | 1,09 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons