Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31663
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Schuh, Ezequiel Huberto | - |
dc.date.accessioned | 2023-07-04T11:45:33Z | - |
dc.date.available | 2023-07-04T11:45:33Z | - |
dc.date.issued | 2021-08-10 | - |
dc.identifier.citation | SCHUH, Ezequiel Huberto. Utilização de aplicativo para contribuir no ensino do componente curricular de história no Município de Francisco Beltrão - PR. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Informática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Francisco Beltrão, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31663 | - |
dc.description.abstract | Knowing better the history of the environment in which we live is one of the ways that students can be better. The history subject is very important in early grades as it contributes to the student’s development in understanding their own city. Knowing the monument present in the of Francisco Beltrão’s central square, Eduardo Virmond Suplicy, is a good possibility to understand a little more about the city’s history. Currently, new forms of teaching and learning contribute to making classroom content more interesting, both inside and outside the classroom. A problem is the limited availability of educational computational tools that enable the assistance of teaching history, especially in the city of Francisco Beltrão. The purpose of this work is to carry out a feasibility study to verify if pattern recognition in smartphone images can be used to develop an educational application that shows the history of the ”Cuia”monument in the municipality of Francisco Beltrão. This application is able to identify in real time the objectified monument using pattern recognition techniques (Deep Learning). In addition to this study, educators are also provided with a suggestion of activity for history teachers to apply with their students using the tool proposed in the feasibility study. It can be concluded that the feasibility study for the construction of a mobile application that recognizes the “Cuia”monument in the central square of Francisco Beltrão and a suggested activity can provide a more interactive way to learn about the city’s history. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Inteligência artificial | pt_BR |
dc.subject | Aprendizado do computador | pt_BR |
dc.subject | Monumentos | pt_BR |
dc.subject | Smartphones | pt_BR |
dc.subject | Artificial intelligence | pt_BR |
dc.subject | Machine learning | pt_BR |
dc.subject | Monuments | pt_BR |
dc.subject | Smartphones | pt_BR |
dc.title | Utilização de aplicativo para contribuir no ensino do componente curricular de história no Município de Francisco Beltrão - PR | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | Conhecer melhor a história do meio em que se vive é uma das formas que os alunos têm para serem cidadãos melhores. A disciplina de história é muito importante em séries iniciais por contribuir com o desenvolvimento do aluno no entendimento de sua própria cidade. O conhecimento do monumento presente na praça central de Francisco Beltrão, Eduardo Virmond Suplicy, mostra-se uma boa possibilidade de entender um pouco mais da história da cidade. Atualmente, novas formas de ensino-aprendizagem contribuem para tornar os conteúdos de sala de aula mais interessantes, tanto para dentro como para fora das salas de aula. Um dos problemas é a pouca disponibilidade de ferramentas computacionais educacionais que possibilitem o auxílio do ensino de história, principalmente da cidade de Francisco Beltrão. O objetivo deste trabalho é realizar um estudo de viabilidade para verificar se o reconhecimento de padrões em imagens de smartphones pode ser usado para desenvolver um aplicativo educacional que mostre a história do monumento em forma de cuia do município de Francisco Beltrão. Este aplicativo conseguirá identificar em tempo real o monumento objetivado empregando técnicas de reconhecimento de padrões (Deep Learning). Além deste estudo, é fornecido também aos educadores uma sugestão de atividade para que os professores de história possam aplicar com seus alunos que utiliza a ferramenta proposta no estudo de viabilidade. Pode-se concluir que o estudo de viabilidade de construção de um aplicativo mobile que reconhece um monumento da praça central de Francisco Beltrão em forma de “Cuia” e a atividade sugerida pode proporcionar uma forma mais interativa de conhecer a história do município. | pt_BR |
dc.degree.local | Francisco Beltrão | pt_BR |
dc.publisher.local | Francisco Beltrao | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Oliveira, Wellton Costa de | - |
dc.contributor.referee1 | Albonico, Michel | - |
dc.contributor.referee2 | Sato, Gustavo Yuji | - |
dc.contributor.referee3 | Oliveira, Wellton Costa de | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Licenciatura em Informática | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | FB - Licenciatura em Informática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
aplicativohistoria.pdf | 4,61 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons