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dc.creatorSchuh, Ezequiel Huberto-
dc.date.accessioned2023-07-04T11:45:33Z-
dc.date.available2023-07-04T11:45:33Z-
dc.date.issued2021-08-10-
dc.identifier.citationSCHUH, Ezequiel Huberto. Utilização de aplicativo para contribuir no ensino do componente curricular de história no Município de Francisco Beltrão - PR. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Informática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Francisco Beltrão, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31663-
dc.description.abstractKnowing better the history of the environment in which we live is one of the ways that students can be better. The history subject is very important in early grades as it contributes to the student’s development in understanding their own city. Knowing the monument present in the of Francisco Beltrão’s central square, Eduardo Virmond Suplicy, is a good possibility to understand a little more about the city’s history. Currently, new forms of teaching and learning contribute to making classroom content more interesting, both inside and outside the classroom. A problem is the limited availability of educational computational tools that enable the assistance of teaching history, especially in the city of Francisco Beltrão. The purpose of this work is to carry out a feasibility study to verify if pattern recognition in smartphone images can be used to develop an educational application that shows the history of the ”Cuia”monument in the municipality of Francisco Beltrão. This application is able to identify in real time the objectified monument using pattern recognition techniques (Deep Learning). In addition to this study, educators are also provided with a suggestion of activity for history teachers to apply with their students using the tool proposed in the feasibility study. It can be concluded that the feasibility study for the construction of a mobile application that recognizes the “Cuia”monument in the central square of Francisco Beltrão and a suggested activity can provide a more interactive way to learn about the city’s history.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectInteligência artificialpt_BR
dc.subjectAprendizado do computadorpt_BR
dc.subjectMonumentospt_BR
dc.subjectSmartphonespt_BR
dc.subjectArtificial intelligencept_BR
dc.subjectMachine learningpt_BR
dc.subjectMonumentspt_BR
dc.subjectSmartphonespt_BR
dc.titleUtilização de aplicativo para contribuir no ensino do componente curricular de história no Município de Francisco Beltrão - PRpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoConhecer melhor a história do meio em que se vive é uma das formas que os alunos têm para serem cidadãos melhores. A disciplina de história é muito importante em séries iniciais por contribuir com o desenvolvimento do aluno no entendimento de sua própria cidade. O conhecimento do monumento presente na praça central de Francisco Beltrão, Eduardo Virmond Suplicy, mostra-se uma boa possibilidade de entender um pouco mais da história da cidade. Atualmente, novas formas de ensino-aprendizagem contribuem para tornar os conteúdos de sala de aula mais interessantes, tanto para dentro como para fora das salas de aula. Um dos problemas é a pouca disponibilidade de ferramentas computacionais educacionais que possibilitem o auxílio do ensino de história, principalmente da cidade de Francisco Beltrão. O objetivo deste trabalho é realizar um estudo de viabilidade para verificar se o reconhecimento de padrões em imagens de smartphones pode ser usado para desenvolver um aplicativo educacional que mostre a história do monumento em forma de cuia do município de Francisco Beltrão. Este aplicativo conseguirá identificar em tempo real o monumento objetivado empregando técnicas de reconhecimento de padrões (Deep Learning). Além deste estudo, é fornecido também aos educadores uma sugestão de atividade para que os professores de história possam aplicar com seus alunos que utiliza a ferramenta proposta no estudo de viabilidade. Pode-se concluir que o estudo de viabilidade de construção de um aplicativo mobile que reconhece um monumento da praça central de Francisco Beltrão em forma de “Cuia” e a atividade sugerida pode proporcionar uma forma mais interativa de conhecer a história do município.pt_BR
dc.degree.localFrancisco Beltrãopt_BR
dc.publisher.localFrancisco Beltraopt_BR
dc.contributor.advisor1Oliveira, Wellton Costa de-
dc.contributor.referee1Albonico, Michel-
dc.contributor.referee2Sato, Gustavo Yuji-
dc.contributor.referee3Oliveira, Wellton Costa de-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Informáticapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpt_BR
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