Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31640
Título: Perfil do consumidor de carne suína na cidade de Dois Vizinhos – Paraná
Título(s) alternativo(s): Pork consumer profile in the city of Dois Vizinhos – Paraná
Autor(es): Wodniow, Natália Wagner
Orientador(es): Cella, Paulo Segatto
Palavras-chave: Carne de porco
Alimentos de origem animal
Consumidores - Preferência
Pork
Food of animal origin
Consumers' preferences
Data do documento: 3-Dez-2021
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Dois Vizinhos
Citação: WODNIOW, Natália Wagner. Perfil do consumidor de carne suína na cidade de Dois Vizinhos – Paraná. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Zootecnia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Dois Vizinhos, 2021.
Resumo: A carne suína é a proteína animal mais consumida no mundo. O Brasil, se comparado a outros países, ainda apresenta resistência de seus consumidores devido a falta de informação. O objetivo desse trabalho foi determinar o perfil dos consumidores de carne suína do município de Dois Vizinhos – PR. Para realização deste trabalho foi considerado o tamanho populacional da cidade e foram aplicados 413 questionários utilizando a metodologia de pesquisa survey, através de entrevistas on-line com as seguintes perguntas: Perfil do consumidor (faixa etária, sexo, escolaridade e renda), consumo de carnes (frequência e preferência entre as espécies), consumo de carne suína (in natura e/ou embutidos), preferência de compra de carne suína (mercado, açougue, direto do produtor e criação própria) e principais motivos do consumo de carne suína. Em termos gerais a pesquisa demonstrou que a maioria dos entrevistados eram mulheres, com faixa etária entre 21-30 anos, com renda mensal de até 4500 reais, que consumiam com mais frequência embutidos quando comparado com a carne in natura. Estavam habituados a consumir esses produtos cárneos e achavam a carne saborosa e saudável.
Abstract: Pork is the most consumed animal protein in the world. Brazil, compared to other countries, still presents resistance from its consumers due to lack of information. The objective of this work was to determine the profile of pork consumers in the city of Dois Vizinhos – PR. To carry out this work, was considered the population size of the city 413 questionnaires were applied using the survey research methodology, through online interviews with the following questions: Consumer profile (age, gender, education and income), consumption of meat (frequency and preference among species), consumption of pork (in natura and/or sausages), preference for purchasing pork (market, butcher, direct from the producer and own creation) and the main reasons for consuming pork. In general terms, the survey showed that the majority of respondents were women, aged between 21-30 years, with a monthly income of up to 4500 reais, who more often consumed sausages when compared to fresh meat. They were used to consuming these meat products and found the meat tasty and healthy.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31640
Aparece nas coleções:DV - Zootecnia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
consumidorcarnesuina.pdf1,1 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons