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Título: Renderização 3d em sistemas embarcados utilizando risc-v assembly
Título(s) alternativo(s): 3D Rendering in embedded systems utilizing RISC-V assembly
Autor(es): Zischler, Lucas
Orientador(es): Nascimento, Bruno de Nadai
Palavras-chave: Arquitetura de computador
Sistemas embarcados (Computadores)
Imagem tridimensional
Computer architecture
Embedded computer systems
Three-dimensional imaging
Data do documento: 13-Jun-2022
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Apucarana
Citação: ZISCHLER, Lucas. Renderização 3d em sistemas embarcados utilizando risc-v assembly. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Elétrica) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Apucarana, 2022.
Resumo: O desenvolvimento de tecnologias de renderização tridimensional vem, prioritariamente, focando na melhora de qualidade de imagem, com viés reduzido `a otimização energética e econômica dos dispositivos que a processam. Neste trabalho, busca-se a otimização deste meio ao aplicar técnicas de renderização 3D a um sistema embarcado de baixo consumo energético, utilizando-se, em sua base, o conjunto de instruções de arquitetura RISC-V. A arquitetura de um processador influencia no desenvolvimento de seu software, por ser o que fornecerá as ferramentas de construção de algoritmos. O RISC-V apresenta diversas otimizações em sua estrutura que são uteis na programação de alta eficiência, acessíveis de forma direta pela linguagem assembly. Para a renderização tridimensional de um objeto, são necessárias as conversões de seus pontos em coordenadas tridimensionais para um plano bidimensional. Estas conversões são realizadas pelas matrizes de transformação, e realizarão as transformações necessárias para projetar o modelo em um cubo de projeção. Com pontos em coordenadas bidimensionais, seus valores podem ser rasterizados para a projeção em pixels do modelo.
Abstract: The development of tridimensional rendering technologies is, primarily, focused on the image’s quality improvement, with less regard to the energetic and economic optimization of the processing devices. In this work, it is pursued otimizing this medium. Using 3D rendering techniques in an embedded system with low energy consumption while using the RISC-V instruction set architecture as a foundation. The processor’s architecture has an influence on the development of the software, because it is the one that gives the tools for the algorithm’s development. RISC-V has a wide range of optimizations in its structure, useful for high-efficiency programming and accessible directly via assembly language. For an object’s tridimensional rendering, it is necessary to convert the points from a tridimensional to a bidimensional plane. Those conversions are realized by the transformatrion matrices, which realize the necessary transformations in order to project the model into a projection cube. With the points in bidimensional coordinates, those values can be rasterized into the model’s pixel projection.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31633
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