Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31631
Título: | Bancada didática para acionamentos elétricos |
Título(s) alternativo(s): | Didactic bench for electric drives |
Autor(es): | Chiari, Renato Baio Saito |
Orientador(es): | Oliveira, Carlos Matheus Rodrigues de |
Palavras-chave: | Máquinas elétricas Falhas de energia elétrica Laboratórios elétricos Electric machinery Electric power failures Electric laboratories |
Data do documento: | 13-Jun-2022 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Apucarana |
Citação: | CHIARI, Renato Baio Saito. Bancada didática para acionamentos elétricos. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Elétrica) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Apucarana, 2022. |
Resumo: | Dentre as atuações do engenheiro eletricista pode-se citar vertentes relacionadas a atividade em ambiente industrial como projeto, instalação e manutenção de plantas elétricas industriais. Para que o serviço prestado pelo profissional desta área seja seguro, duradouro e economicamente viável, é essencial que este esteja atualizado quanto aos equipamentos disponíveis no mercado e familiarizado com máquinas elétricas, comandos elétricos e normas vigentes. Além deste conhecimento sobre os componentes contidos dentro de um painel elétrico de acionamento, é exigido que o responsável tenha a experiência com as falhas elétricas que podem ocorrer durante o acionamento de máquinas elétricas, a fim de garantir confiabilidade e robustez em seus projetos e instalações elétricas. Desta maneira, o profissional deve ser capaz de solucionar e adequar o sistema perante diversas situações adversas de falhas elétricas. Dentro deste contexto, o trabalho tem o objetivo apresentar a proposta de uma nova bancada didática ao formando de engenharia elétrica, que aproxime o discente da realidade industrial em painéis elétricos envolvendo falhas em circuitos de acionamentos elétricos. A bancada didática será baseada em um painel elétrico que visa emular defeitos técnicos geralmente encontrados em ambientes industriais, como curto-circuito, desbalanceamento de tensão, mau contato, subtensão, sobretensão, sobrecorrente, alteração na sequência de fase e possíveis falhas no comando elétrico. Para tanto, a bancada será constituída por um painel, contendo componentes de força, controle e proteção que atuam nas máquinas elétricas em que o discente terá contato. Além dos equipamentos de força que acionam as máquinas, há também os componentes de controle de falhas, assim, o objetivo é que via smartphone o docente atue no comando elétrico das máquinas, gerando os erros. A placa de circuito eletrônico foi produzida e testada conforme as necessidades de aplicação dentro da bancada, conectando-se via aplicativo com o celular, fator que torna mais tangível o projeto como um todo. Portanto, com o projeto desta bancada, placa eletrônica implementada e uso pelos professores, tem-se a capacidade de proporcionar uma aprendizagem ao aluno que seja satisfatória, condizente com a realidade de manutenção industrial em que os engenheiros eletricistas podem atuar, melhorando, sobretudo, o processo de ensino aprendizagem no curso de engenharia elétrica da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Apucarana. |
Abstract: | Among the activities of the electrical engineer, aspects related to activity in an industrial environment can be mentioned, such as design, installation and maintenance of industrial electrical plants. For the service provided by professionals in this area to be safe, lasting and economically viable, it is essential that they are up to date with the equipment available on the market and familiar with electrical machines, electrical commands and current regulations. In addition to this knowledge about the components contained within an electrical drive panel, it is required that the person in charge has experience with the electrical failures that may occur during the activation of electrical machines to ensure reliability and robustness in their electrical projects and installations. In this way, the professional must be able to solve and adapt the system to different adverse situations of electrical failures. Within this context, the work aims to improve the professional training of electrical engineers with a proposal for a didactic bench that brings the student closer to the industrial reality in electrical panels involving faults in electrical drive circuits. The didactic bench will be based on an electrical panel that aims to emulate technical defects usually found in industrial environments, such as short circuit, voltage imbalance, bad contact, undervoltage, overvoltage, overcurrent, alteration in the phase sequence and possible failures in the electrical command. For that, the bench will be constituted by a panel, containing components of power, control and protection that act in the electrical machines in which the student will have contact. In addition to the power equipment that drives the machines, there are also fault control components, so the goal is for the teacher to act on the electrical control of the machines with smartphone, generating errors. The electronic circuit board was produced and tested according to the application needs within the bench, connecting via application with the cell phone, a factor that makes the project as a whole more tangible. Therefore, with the project of this workbench, electronic board implemented and used by teachers, there is the ability to provide a satisfactory learning to the student, consistent with the reality of industrial maintenance in which electrical engineers can work, improving above all the process of teaching and learning in the electrical engineering course at the Federal Technological University of Paraná - Campus Apucarana. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31631 |
Aparece nas coleções: | AP - Engenharia Elétrica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
bancadadidaticaacionamentoseletricos.pdf | 4,53 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons