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dc.creatorClein, Ana Claudia da Rosa-
dc.date.accessioned2023-06-29T12:19:23Z-
dc.date.available2023-06-29T12:19:23Z-
dc.date.issued2022-11-07-
dc.identifier.citationCLEIN, Ana Claudia da Rosa. Mudanças climáticas: Percepções e práticas no ensino de ciências. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Dois Vizinhos, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31626-
dc.description.abstractEnvironmental issues have been part of the nations' development agenda for many years with greater emphasis after the 1970s, being a milestone in the discussions of ecological manifestations worldwide. People's awareness of Environmental Education has been increasingly highlighted, because it is very relevant, within the global, social context and is directly affecting the lives of living beings. It is essential that everyone feels part of the environment, respecting and taking care of natural resources. Based on this, the present work had as general objective, to verify the conceptions about climate change of the students of a social entity, as well as to present and discuss with the students the causes and consequences of climate change. For data collection, a pre- and post-questionnaire were applied, a lecture was held and a didactic booklet on climate change was elaborated. 17 4th and 8th gradestudents participated in the research. The results of the pre-questionario indicate that the students' conceptions are distorted or even mistaken, most of them see climatic changes as something far from their daily lives. With the post-questionnaire, after the lecture it was found that all students claim to have knowledge about climate change, where the majority cites the media as the main source of information, ten percent cite the educational institution and three percent the textbook, they can already observe that the causes of climatic changes they are attributed to human activities, and their consequences are not yet related to their daily lives, but they believe that their attitudes contribute to coping with climate change. At the end of the work they show to have understood the importance of the theme, and its relevance to their life.pt_BR
dc.description.sponsorshipUniversidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectMudanças climáticaspt_BR
dc.subjectCiência - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEnsino - Meios auxiliarespt_BR
dc.subjectClimatic changespt_BR
dc.subjectScience - Study and teachingpt_BR
dc.subjectTeaching - Aids and devicespt_BR
dc.titleMudanças climáticas: percepções e práticas no ensino de ciênciaspt_BR
dc.title.alternativeClimate change: perceptions and practices in science teachingpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoAs questões ambientais fazem parte da agenda de desenvolvimento das nações há muitos anos com maior ênfase depois da década de 1970, sendo um marco nas discussões das manifestações ecológicas em nível mundial. A sensibilização das pessoas em relação à Educação Ambiental tem se destacado cada vez mais, por ser muito relevante, dentro do contexto global, social e afetar diretamente a vida dos seres vivos. É fundamental que todos se sintam parte do ambiente, respeitando e cuidando dos recursos naturais. Com base nisso, o presente trabalho teve como objetivo, verificar as concepções sobre as mudanças climáticas dos alunos de uma entidade social, bem como apresentar e discutir junto aos mesmos as causas e consequências das mudanças climáticas. Para a coleta dos dados foi aplicado um pré e um pós-questionário, realizada uma palestra e elaborada uma cartilha didática sobre as mudanças climáticas. Participaram da pesquisa 17 alunos do 4° e 8° ano. Os resultados do pré-questionario indicam que as concepções dos alunos são distorcidas ou até mesmo equivocadas, boa parte deles veem as mudanças climáticas como algo distante de seu cotidiano. Com o pós-questionário, após a palestra verificou-se que todos os alunos afirmam ter conhecimento sobre as mudanças climáticas, onde a maioria cita os meios de comunicação como principal fonte de informação, 10% cita a Instituição de Ensino e 3% o livro didático. Os mesmos já conseguem observar que as causas das mudanças climáticas são atribuídas às atividades humanas, e suas consequências ainda não são relacionadas ao seu cotidiano, mas acreditam que suas atitudes contribuem para o enfrentamento das mudanças climáticas. No final do trabalho os alunos demostraram ter compreendido a importância do tema, e sua relevância para sua vida.pt_BR
dc.degree.localDois Vizinhospt_BR
dc.publisher.localDois Vizinhospt_BR
dc.contributor.advisor1Kovalski, Mara Luciane-
dc.contributor.referee1Allein, Caroline Maria-
dc.contributor.referee2Antonelo, Fábio Antônio-
dc.contributor.referee3Zimmermann, Daiara Manfio-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Ciências Biológicaspt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
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