Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31620
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Barbosa, Ana Carla | - |
dc.creator | Santos, Luís Fernando Wiltemburg | - |
dc.creator | Dutra, Alessandra | - |
dc.creator | Santos, Givan José Ferreira dos | - |
dc.date.accessioned | 2023-06-27T21:11:09Z | - |
dc.date.available | 2023-06-27T21:11:09Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.citation | BARBOSA, Ana Carla; SANTOS, Luís Fernando Wiltemburg; DUTRA, Alessandra; SANTOS, Givan José Ferreira dos. Módulo de reconhecimento do gênero: dissertação argumentativa do Enem sob perspectiva interacionista. Desenredo, Passo Fundo, v. 14, n. 1, p. 140-159, jan./abr. 2018. Disponível em: http://seer.upf.br/index.php/rd/article/view/7367. Acesso em: 27 jun. 2023. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2236-5400 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31620 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Desenredo: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade de Passo Fundo | pt_BR |
dc.relation.uri | http://seer.upf.br/index.php/rd/article/view/7367 | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Redação acadêmica | pt_BR |
dc.subject | Linguagem e línguas | pt_BR |
dc.subject | Exame Nacional do Ensino Médio (Brasil) | pt_BR |
dc.subject | Academic writing | pt_BR |
dc.subject | Language and languages | pt_BR |
dc.title | Módulo de reconhecimento do gênero: dissertação argumentativa do Enem sob perspectiva interacionista | pt_BR |
dc.type | article | pt_BR |
dc.description.resumo | O estudo apresenta reflexões e possibilidades relacionadas ao módulo de reconhecimento do gênero textual na modelização didática do objeto de ensino dissertação-argumentativa no Ensino Médio sob os moldes do gênero apreciados no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Para tanto, apresenta revisão de literatura que explicita a presentificação do objeto de ensino, correspondente a este módulo de reconhecimento. O percurso epistemológico compreende a concepção interacionista de desenvolvimento humano mediado e observado pela linguagem, a partir dos postulados de Vygotsky e Bakhtin, do interacionismo sócio-discursivo no que tange à transposição didática e a documentos orientadores, como a Matriz de Referência da Redação do Enem e a Cartilha do Participante. Como resultado, apresenta-se proposta metodológica produtiva para professores e estudantes do Ensino Médio sobre o gênero textual dissertativo-argumentativo do Enem. | pt_BR |
dc.publisher.local | Londrina | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS | pt_BR |
dc.citation.volume | 14 | pt_BR |
dc.citation.issue | 1 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PCS - Artigos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
generodissertacaoargumentativaenem.pdf | 1,32 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons