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Título: Acessibilidade e inclusão: estudo de caso da Universidade Tecnológica Federal do Paraná campus Medianeira
Título(s) alternativo(s): Structural and human accessibility: case study of a public university in western Paraná
Autor(es): Santos, Fernanda Cristina Gazolla Bem dos
Orientador(es): Michaloski, Ariel Orlei
Palavras-chave: Projeto de acessibilidade
Educação inclusiva
Ensino superior
Universidades e faculdades públicas
Barrier-free design
Inclusive education
Education, Higher
Public universities and colleges
Data do documento: 17-Mai-2023
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: SANTOS, Fernanda Cristina Gazolla Bem dos. Acessibilidade e inclusão: estudo de caso da Universidade Tecnológica Federal do Paraná campus Medianeira. 2023. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração Pública) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2023.
Resumo: O estudo teve como objetivo identificar a acessibilidade oferecida por uma universidade federal. Utilizando uma metodologia qualitativa em uma pesquisa exploratória, foi realizado um estudo de caso, com foco nos setores que prestam atendimento direto à comunidade acadêmica, bem como aos usuários que demandam serviços inclusivos e acessíveis. A universidade pública necessita atender a todos os cidadãos que buscam seus serviços de forma indiscriminada e, para isso, deve proporcionar um ambiente acessível e acolhedor. A pesquisa teve como objetivo identificar as barreiras vivenciadas pelos indivíduos que necessitam de um ambiente acessível e acolhedor, bem como a realidade enfrentada pela equipe que presta atendimento . Além disso, o estudo identifico u capacitações e ações para auxiliar no processo inclusivo. Entrevistas semiestruturadas, autorizadas pelo comitê de ética da universidade , foram utilizadas para coletar dados. Os usuários que necessita m de acessibilidade e os funcionários que prestam esses serviços foram convidados a participar. Ao final , a pesquisa apresenta uma proposta de novo questionário, sugerindo um instrumento de avaliação de acessibilidade e inclusão no campus, o qual deve ser aplicado anualmente.
Abstract: The study aimed to identify the accessibility offered by a federal university. Using a qualitative methodology in exploratory research, a case study was carried out, focusing on sectors that provide direct service to the academic community, as well as t o users who demand inclusive and accessible services. The public university needs to serve all citizens who seek its services indiscriminately and, for that, it must provide an accessible and welcoming environment. The research aimed to identify the barrie rs experienced by individuals who need an accessible and welcoming environment, a s well as the reality faced by the team that provides care. In addition, the study identified training and actions to assist in the inclusive process. Semi structured intervie ws, authorized by the university's ethics committee, were used to collect data. Users in need of accessibility and employees providing these services were invited to participate. In the end, the research presents a proposal for a new questionnaire, suggesting an instrument for assessing accessibility and inclusion on campus, which should be applied annually.
Descrição: Acompanha produção técnica: Proposta de ferramenta para avaliação da acessibilidade
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31616
Aparece nas coleções:PG - Programa de Pós-Graduação em Administração Pública em Rede Nacional

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