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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Fernanda Cristina Gazolla Bem dos-
dc.date.accessioned2023-06-26T13:07:45Z-
dc.date.available2023-06-26T13:07:45Z-
dc.date.issued2023-05-17-
dc.identifier.citationSANTOS, Fernanda Cristina Gazolla Bem dos. Acessibilidade e inclusão: estudo de caso da Universidade Tecnológica Federal do Paraná campus Medianeira. 2023. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração Pública) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31616-
dc.descriptionAcompanha produção técnica: Proposta de ferramenta para avaliação da acessibilidadept_BR
dc.description.abstractThe study aimed to identify the accessibility offered by a federal university. Using a qualitative methodology in exploratory research, a case study was carried out, focusing on sectors that provide direct service to the academic community, as well as t o users who demand inclusive and accessible services. The public university needs to serve all citizens who seek its services indiscriminately and, for that, it must provide an accessible and welcoming environment. The research aimed to identify the barrie rs experienced by individuals who need an accessible and welcoming environment, a s well as the reality faced by the team that provides care. In addition, the study identified training and actions to assist in the inclusive process. Semi structured intervie ws, authorized by the university's ethics committee, were used to collect data. Users in need of accessibility and employees providing these services were invited to participate. In the end, the research presents a proposal for a new questionnaire, suggesting an instrument for assessing accessibility and inclusion on campus, which should be applied annually.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectProjeto de acessibilidadept_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectUniversidades e faculdades públicaspt_BR
dc.subjectBarrier-free designpt_BR
dc.subjectInclusive educationpt_BR
dc.subjectEducation, Higherpt_BR
dc.subjectPublic universities and collegespt_BR
dc.titleAcessibilidade e inclusão: estudo de caso da Universidade Tecnológica Federal do Paraná campus Medianeirapt_BR
dc.title.alternativeStructural and human accessibility: case study of a public university in western Paranápt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoO estudo teve como objetivo identificar a acessibilidade oferecida por uma universidade federal. Utilizando uma metodologia qualitativa em uma pesquisa exploratória, foi realizado um estudo de caso, com foco nos setores que prestam atendimento direto à comunidade acadêmica, bem como aos usuários que demandam serviços inclusivos e acessíveis. A universidade pública necessita atender a todos os cidadãos que buscam seus serviços de forma indiscriminada e, para isso, deve proporcionar um ambiente acessível e acolhedor. A pesquisa teve como objetivo identificar as barreiras vivenciadas pelos indivíduos que necessitam de um ambiente acessível e acolhedor, bem como a realidade enfrentada pela equipe que presta atendimento . Além disso, o estudo identifico u capacitações e ações para auxiliar no processo inclusivo. Entrevistas semiestruturadas, autorizadas pelo comitê de ética da universidade , foram utilizadas para coletar dados. Os usuários que necessita m de acessibilidade e os funcionários que prestam esses serviços foram convidados a participar. Ao final , a pesquisa apresenta uma proposta de novo questionário, sugerindo um instrumento de avaliação de acessibilidade e inclusão no campus, o qual deve ser aplicado anualmente.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0002-4544-6538pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3944943390292234pt_BR
dc.contributor.advisor1Michaloski, Ariel Orlei-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0001-5802-3764pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3016288410389201pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Tesser, Daniel Poletto-
dc.contributor.advisor-co1IDhttps://orcid.org/0000-0003-3363-0984pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8749567905228147pt_BR
dc.contributor.referee1Michaloski, Ariel Orlei-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0001-5802-3764pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3016288410389201pt_BR
dc.contributor.referee2Tesser, Daniel Poletto-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0003-3363-0984pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8749567905228147pt_BR
dc.contributor.referee3Juliano, Joice Maria Maltauro-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0002-5618-9653pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5048535058081480pt_BR
dc.contributor.referee4Cordeiro Neto, José Raimundo-
dc.contributor.referee4IDhttps://orcid.org/0000-0002-4345-9239pt_BR
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/6756568431205288pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Administração Públicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICApt_BR
dc.subject.capesAdministração Públicapt_BR
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