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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31615
Título: | Ferramenta de ensino de educação nutricional para crianças diagnosticadas com autismo |
Título(s) alternativo(s): | Nutritional education teaching tool for children diagnosed with autism |
Autor(es): | Milane, Nayara Cristina |
Orientador(es): | Pilatti, Luiz Alberto |
Palavras-chave: | Nutrição Hábitos alimentares Transtornos do espectro autista Jogos educativos Nutrition Food habits Autism spectrum disorders Educational games |
Data do documento: | 28-Abr-2023 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Ponta Grossa |
Citação: | MILANE, Nayara Cristina. Ferramenta de ensino de educação nutricional para crianças diagnosticadas com autismo. 2023. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2023. |
Resumo: | O Transtorno do Espectro do Autismo é uma condição caracterizada por alterações comportamentais relacionadas à interação social, comunicação e padrão de comportamento repetitivo e estereotipado. Essas características impactam no consumo alimentar saudável, uma vez que autistas apresentam comportamento e consumo alimentar inadequados. Para melhorar essa questão, é imprescindível fazer educação nutricional com essas crianças, a fim de modelar o padrão de consumo alimentar. Sendo assim, desenvolveu-se um jogo educativo de educação nutricional (EAN) para crianças de 7 a 10 anos diagnosticadas com autismo. Para o desenvolvimento do produto, seguiram-se as etapas da metodologia Design Thinking (Empatia, Definir, Idear, Prototipar, Testar, Implementar) e para a programação e o desenvolvimento utilizou-se o Software Gdevelop. Na primeira etapa, caracterizada como identificação do público-alvo, realizou-se uma coleta de dados com pais (n=27) e profissionais (n=11) que possuem relação direta com esse público, do ponto de vista do comportamento alimentar, consumo alimentar e comportamento no processo de ensino e aprendizagem. Os participantes do estudo relataram comportamentos alimentares inadequados frequentes, com destaque para a seletividade alimentar, que foi verificada em 65,83% dos avaliados. Ao analisar o perfil de consumo alimentar dessas crianças, observou-se um padrão alimentar de baixa qualidade, com baixo consumo de alimentos saudáveis e alto consumo de alimentos não saudáveis. O grupo de leguminosas foi o único a apresentar consumo dentro do esperado, enquanto os demais grupos alimentares (carne e ovos, hortaliças, frutas, leites e derivados) ficaram abaixo das recomendações. Em relação ao perfil de aprendizagem, verificou-se que diversas características comprometedoras do processo de ensino e aprendizagem estavam presentes, como falta de interesse e concentração. Além disso, 54,4% dos profissionais mencionaram a falta de instrumentos para a prática do ensino. Considerando o levantamento do perfil de consumo alimentar, índice de qualidade da dieta e perfil de aprendizagem, desenvolveu-se o jogo "Comer é legal", baseado em Tecnologia Assistiva, como ferramenta para a prática de EAN com crianças autistas. Utilizou-se o software Gdevelop para o desenvolvimento do jogo, que foi disponibilizado na versão para computador e navegador. O jogo foi elaborado de forma objetiva para atender à demanda da população estudada e conta com três atividades que trabalham a qualidade dos alimentos, a composição das refeições e os comportamentos durante as refeições. Após seu desenvolvimento, o jogo foi testado por profissionais (n=16) que atuam com crianças autistas. Nenhuma criança participou dos testes. Foram realizadas melhorias e, ao final, a ferramenta foi bem avaliada, com 97% de satisfação, alta fidedignidade e potencial para executar a função para a qual foi desenvolvida. |
Abstract: | Autism Spectrum Disorder is characterized by behavioral changes related to social interaction, communication, and repetitive and stereotyped behavior patterns. These characteristics impact healthy food consumption since autistic people have lousy behavior and food consumption. To improve this issue, carrying out nutritional education with these children is essential to model the pattern of food consumption. Therefore, an educational game for teaching nutritional education (EAN) was developed for children aged 7 to 10 years diagnosed with autism. For product development, the stages of the Design Thinking methodology were followed (Empathy, Define, Ideate, Prototype, Test, Implement), and for programming and development, Gdevelop Software was used. In the first stage, characterized as identifying the target public, data was collected from parents (n=27) and professionals (n=11) who directly relate to this public from the point of view of eating behavior, food consumption, and behavior in the teaching and learning process. The study participants reported frequent inappropriate eating behaviors, highlighting the food selectivity verified in 65.83% of the evaluated. When analyzing the food consumption profile of these children, a poor quality food pattern was observed, with low consumption of healthy foods and high consumption of unhealthy foods. The group of legumes was the only one to present consumption within the expected range, with the others (Meat and eggs, vegetables, fruits, legumes, milk, and derivatives) below the recommendations. Regarding the learning profile, it was verified that there are several compromising characteristics of the teaching and learning process, such as the lack of interest and concentration, in addition to being mentioned by 54.4% of the professionals the lack of instruments for the practice of teaching. Considering the survey of the food consumption profile, diet quality index, and learning profile, the game "Eating is Legal," based on Assistive Technology, was developed as a tool for the practice of EAN for autistic children. Developed software was used for development, available in computer and browser versions. The game was objectively designed to meet the population's demand; it has three activities that work on food quality, meal composition, and behavior during meals. After its development, the game was tested by professionals (n=16) who work with autistic children. No children participated in the tests. Improvements were made, and in the end, the tool was well evaluated, with 97% satisfaction, high reliability, and the potential to perform the function for which it was developed. |
Descrição: | Acompanha produção técnica: Ferramenta de ensino de educação nutricional para crianças diagnosticadas com autismo |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31615 |
Aparece nas coleções: | PG - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia |
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