Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31607
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLima, Andréia de-
dc.date.accessioned2023-06-23T16:23:17Z-
dc.date.available2023-06-23T16:23:17Z-
dc.date.issued2023-05-18-
dc.identifier.citationLIMA, Andréia de. Educação ambiental: pneus inservíveis e os objetivos de desenvolvimento sustentável por meio de aprendizagem baseada em projeto. 2023. Dissertação (Mestrado em Tecnologias Ambientais) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31607-
dc.description.abstractProject-Based Learning (PBL) is an active methodology that promotes educational actions that arouse students' interest in the content of the different curricular components, stimulating skills to form critical, reflective citizens, transformers of society who seek alternatives for solving problems. Real problems. Thus, this work proposes the application of PBL, associated with Environmental Education (EA) and the reuse of waste tires, with elementary school students in a public school. This research's central objective was to promote sustainable practices through a methodology that enables conscious learning. The method proposed the development of solutions for the disposal of waste tires through the steps of the ABP, under an action-research approach, using questionnaires as a data production instrument. The results demonstrate that the ABP methodology related to EA, the Sustainable Development Goals, and waste tires enabled team work, creativity, and problem solving. In addition, it promoted environmental awareness and the expansion of students' conceptions beyond the subject contents.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectSustentabilidadept_BR
dc.subjectEnsino - Meios auxiliariespt_BR
dc.subjectEnvironmental educationpt_BR
dc.subjectSustainabilitypt_BR
dc.subjectTeaching - Aids and devicespt_BR
dc.titleEducação ambiental: pneus inservíveis e os objetivos de desenvolvimento sustentável por meio de aprendizagem baseada em projetopt_BR
dc.title.alternativeEnvironmental education: unsavable tires and objectives of sustainable development through project-based learningpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoA Aprendizagem Baseada em Projeto (ABP) é uma metodologia ativa que promove ações educacionais, que despertem o interesse dos estudantes em conteúdo dos diferentes componentes curriculares, estimulando competências para formar cidadãos críticos, reflexivos, transformadores da sociedade, que buscam alternativas para a resolução de problemas reais. Assim, este trabalho traz como proposta a aplicação da ABP, associada a Educação Ambiental (EA) e a reutilização de pneus inservíveis, junto a alunos do Ensino Fundamental em uma escola pública. O objetivo central dessa pesquisa foi contribuir para a promoção de práticas sustentáveis, através de uma metodologia que possibilite o aprendizado consciente. A metodologia propôs o desenvolvimento de soluções para o descarte de pneus inservíveis mediante aos passos da ABP, sob uma abordagem de pesquisa-ação, utilizando questionários como instrumento de produção de dados. Os resultados demonstram que a metodologia ABP relacionada a EA, aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e pneus inservíveis, possibilitou trabalho em equipe, a criatividade e a resolução do problema. Além disso, promoveu a sensibilização ambiental e a ampliação das concepções dos estudantes para além dos conteúdos disciplinares.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2748067815736835pt_BR
dc.contributor.advisor1Costa, Michelle Budke-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-5603-9866pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8752647892614261pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Costa Junior, Ismael Laurindo-
dc.contributor.advisor-co1IDhttps://orcid.org/0000-0001-6295-1619pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8830429960630659pt_BR
dc.contributor.referee1Vacheski, Géssica Mayara Otto-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0003-1050-5144pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2503204013455796pt_BR
dc.contributor.referee2Costa Junior, Ismael Laurindo-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0001-6295-1619pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8830429960630659pt_BR
dc.contributor.referee3Bocardi, Juliane Maria Bergamin-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0003-1880-4376pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5629436606338676pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Tecnologias Ambientaispt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA SANITARIA::SANEAMENTO AMBIENTALpt_BR
dc.subject.capesEngenharia/Tecnologia/Gestãopt_BR
Aparece nas coleções:MD - Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Ambientais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
educacaoambientalpneusinserviveis.pdf1,87 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons