Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31607
Título: Educação ambiental: pneus inservíveis e os objetivos de desenvolvimento sustentável por meio de aprendizagem baseada em projeto
Título(s) alternativo(s): Environmental education: unsavable tires and objectives of sustainable development through project-based learning
Autor(es): Lima, Andréia de
Orientador(es): Costa, Michelle Budke
Palavras-chave: Educação ambiental
Sustentabilidade
Ensino - Meios auxiliaries
Environmental education
Sustainability
Teaching - Aids and devices
Data do documento: 18-Mai-2023
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: LIMA, Andréia de. Educação ambiental: pneus inservíveis e os objetivos de desenvolvimento sustentável por meio de aprendizagem baseada em projeto. 2023. Dissertação (Mestrado em Tecnologias Ambientais) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2023.
Resumo: A Aprendizagem Baseada em Projeto (ABP) é uma metodologia ativa que promove ações educacionais, que despertem o interesse dos estudantes em conteúdo dos diferentes componentes curriculares, estimulando competências para formar cidadãos críticos, reflexivos, transformadores da sociedade, que buscam alternativas para a resolução de problemas reais. Assim, este trabalho traz como proposta a aplicação da ABP, associada a Educação Ambiental (EA) e a reutilização de pneus inservíveis, junto a alunos do Ensino Fundamental em uma escola pública. O objetivo central dessa pesquisa foi contribuir para a promoção de práticas sustentáveis, através de uma metodologia que possibilite o aprendizado consciente. A metodologia propôs o desenvolvimento de soluções para o descarte de pneus inservíveis mediante aos passos da ABP, sob uma abordagem de pesquisa-ação, utilizando questionários como instrumento de produção de dados. Os resultados demonstram que a metodologia ABP relacionada a EA, aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e pneus inservíveis, possibilitou trabalho em equipe, a criatividade e a resolução do problema. Além disso, promoveu a sensibilização ambiental e a ampliação das concepções dos estudantes para além dos conteúdos disciplinares.
Abstract: Project-Based Learning (PBL) is an active methodology that promotes educational actions that arouse students' interest in the content of the different curricular components, stimulating skills to form critical, reflective citizens, transformers of society who seek alternatives for solving problems. Real problems. Thus, this work proposes the application of PBL, associated with Environmental Education (EA) and the reuse of waste tires, with elementary school students in a public school. This research's central objective was to promote sustainable practices through a methodology that enables conscious learning. The method proposed the development of solutions for the disposal of waste tires through the steps of the ABP, under an action-research approach, using questionnaires as a data production instrument. The results demonstrate that the ABP methodology related to EA, the Sustainable Development Goals, and waste tires enabled team work, creativity, and problem solving. In addition, it promoted environmental awareness and the expansion of students' conceptions beyond the subject contents.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31607
Aparece nas coleções:MD - Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Ambientais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
educacaoambientalpneusinserviveis.pdf1,87 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons