Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31604
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAraujo, Tainá Taiza de-
dc.date.accessioned2023-06-22T21:06:44Z-
dc.date.available2023-06-22T21:06:44Z-
dc.date.issued2023-03-16-
dc.identifier.citationARAUJO, Tainá Taiza de. Integrais definidas de uma e mais variáveis: uma proposta de intervenção com tarefas exploratórias. 2023. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31604-
dc.descriptionAcompanha: Área sob a curva é suficiente para explorar o conceito de integral definida?pt_BR
dc.description.abstractConsidering the difficulties that students in the Differential and Integral Calculus discipline have in understanding the concept of a definite integral of a variable, this research aimed to investigate the elaboration and implementation of an intervention proposal, based on working with problem solving episodes. tasks, which offers CDI students opportunities to explore this concept and, from there, perform generalization movement(s) to understand a multivariational definite integral. We discuss, as a theoretical foundation, the importance of Riemann Integrals and sums with a multiplicative base in the understanding of definite integrals, as well as generalization movements associated with the multivariate integral. We also brought a characterization of the methodology used in our research, as well as the context of intervention and data collection. The analysis of the discussions carried out in small groups about three exploratory tasks is based on a framework that deals with layers of knowledge, with regard to understanding the concept of definite integrals, especially Riemann's Integrals, and restructuring movements/ expansion of the concepts of integrals of one variable. As a result, we could infer that with exploratory tasks 1 and 2, students were able to substantially explore the concept of multiplicative base sum present in the Riemann sum, in relation to the product, sum and limit layers. Regarding the generalization movements provided by task 3, the expansive generalization was used to expand procedural issues of the calculation of an integral and the reconstructive generalization was used in the understanding of structural aspects of the Riemann integral of more variables, such as the use of the geometric structure of the definite integral to structure a way to calculate the mass of an object.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectCálculo diferencialpt_BR
dc.subjectCálculo integralpt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectMatemática - Problemas, questões, exercíciospt_BR
dc.subjectRiemann, Integrais dept_BR
dc.subjectDifferential calculuspt_BR
dc.subjectCalculus, Integralpt_BR
dc.subjectMathematics - Study and teachingpt_BR
dc.subjectMathematics - Examinations, questions, etcpt_BR
dc.subjectRiemann integralpt_BR
dc.titleIntegrais definidas de uma e mais variáveis: uma proposta de intervenção com tarefas exploratóriaspt_BR
dc.title.alternativeDefined integrals of one and more variables: an intervention proposal with exploratory taskspt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoConsiderando as dificuldades que alunos na disciplina de Cálculo Diferencial e Integral têm em compreender o conceito de integral definida de uma variável, esta pesquisa teve por objetivo investigar a elaboração e a implementação de uma proposta de intervenção, a partir do trabalho com episódios de resolução de tarefas, que ofereça a estudantes de CDI oportunidades para explorar esse conceito e, a partir disso, realizar movimento(s) de generalização para compreender uma integral definida multivariacional. Discutimos, como fundamentação teórica, a importância das integrais de Riemann e somas de base multiplicativa na compreensão das integrais definidas, bem como movimentos de generalização associados à integral multivariada. Trouxemos também uma caracterização da metodologia utilizada em nossa pesquisa, assim como do contexto de intervenção e coleta de dados. A análise das discussões realizadas em pequenos grupos acerca de três tarefas exploratórias é baseada em um referencial que trata das camadas do conhecimento, no que diz respeito à compreensão do conceito de integrais definidas, em especial as Integrais de Riemann, e dos movimentos de reestruturação/expansão dos conceitos de integrais de uma variável. Como resultados, pudemos inferir que com as tarefas exploratórias 1 e 2, os estudantes puderam explorar substancialmente o conceito de soma de base multiplicativa presente na soma de Riemann, em relação às camadas do produto, da soma e do limite. Em relação aos movimentos de generalização oportunizados pela tarefa 3, a generalização expansiva foi utilizada para expandir questões procedimentais do cálculo de uma integral e a generalização reconstrutiva foi utilizada na compreensão de aspectos estruturais da integral de Riemann de mais variáveis, como a utilização da estrutura geométrica da integral definida para estruturar uma forma de calcular a massa de um objeto.pt_BR
dc.degree.localLondrinapt_BR
dc.publisher.localLondrinapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0002-1798-1074pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3771740602736076pt_BR
dc.contributor.advisor1Trevisan, André Luis-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0001-8732-1912pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3166010229447391pt_BR
dc.contributor.referee1Carvalho, Ana Márcia Fernandes Tucci de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4684722854704265pt_BR
dc.contributor.referee2Trevisan, André Luis-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0001-8732-1912pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3166010229447391pt_BR
dc.contributor.referee3Tavares, Marcele-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0001-6844-6525pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3399032085207656pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.subject.capesEngenharia/Tecnologia/Gestãopt_BR
Aparece nas coleções:LD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
integraisdefinidaspropostaintervencao.pdf29,21 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
integraisdefinidaspropostaintervencao_produto.pdf5,49 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons