Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31589
Título: | Jogo para o ensino de probabilidade |
Título(s) alternativo(s): | Game for the teaching probability |
Autor(es): | Assumpção, Rosangela Aparecida Botinha |
Orientador(es): | Lopes, Yuri Kaszubowski |
Palavras-chave: | Jogos de probabilidades (Matemática) Jogos para computador Interface de programas aplicativos (Software) Games of chance (Mathematics) Computer games Application Program Interfaces (Computer software) |
Data do documento: | 3-Abr-2023 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Dois Vizinhos |
Citação: | ASSUMPÇÃO, Rosangela Aparecida Botinha. Jogo para o ensino de probabilidade. 2023. Monografia (Especialização em Tecnologia Python para Negócios) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Dois Vizinhos, 2023. |
Resumo: | O uso das tecnologias emergentes no contexto educacional traz grandes desafios e grandes possibilidades para dentro das salas de aula. Nesse sentido, temos jogos que se apresentam como uma alternativa para a educação do século XXI por meio de um ambiente interativo e criativo. Este trabalho traz uma proposta de jogo de computador multi jogador para a aprendizagem, com o objetivo de motivar os alunos e consequentemente incentivar o estudo de probabilidade. O jogo proposto denominado CombinaDado, trabalha os conteúdos de Probabilidade Simples e Probabilidade Condicional a partir do lançamento de dois dados virtuais. Neste jogo os estudantes são jogadores que tentam ganhar pontos acertando desafios de probabilidade definidos por um aplicativo central executado em um computador e apresentado por um Datashow. Os estudantes respondem os desafios com o uso de um aplicativo móvel em seu celular. Assim, este trabalho foca no projeto destes aplicativos. Espera-se que esse jogo possa contribuir para o ensino de probabilidade, encorajando os professores e alunos a uma metodologia de aprendizagem mais ativa. |
Abstract: | The use of emerging technologies in the educational context brings huge challenges and possibilities for the classroom. In this sense, we have games, which are presented as an alternative for 21st century education through an interactive and creative environment. This work proposes a multi-player computer game for learning, with the aim of motivating students and consequently encouraging the study of probability. The proposed game, called CombinaDado, works with the contents of Simple Probability and Conditional Probability using two virtual dice. In this game, students are players who try to earn points by hitting probability challenges defined by a central application running on a computer and presented by a Datashow. Students answer the challenges using a mobile application on their cell phone. Thus, this work focuses on the design of these applications. It is expected that this game can contribute to the teaching of probability, encouraging teachers and students to a more active learning methodology. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31589 |
Aparece nas coleções: | DV - Tecnologia Python para Negócios |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
jogoensinoprobabilidade.pdf | 546,33 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons