Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31588
Título: Construção de um modelo teórico de negócio para viabilização de um produto de marketplace – GreenFoods
Título(s) alternativo(s): Building a theoretical business model for viability of a marketplace product - GreenFoods
Autor(es): Gil, Daniel Planelles
Orientador(es): Machado, Pedro Henrique de Alencar
Palavras-chave: Controle de perdas
Alimentos - Comércio
Comércio eletrônico
Loss control
Food industry and trade
Electronic commerce
Data do documento: 1-Dez-2022
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Dois Vizinhos
Citação: GIL, Daniel Planelles. Construção de um modelo teórico de negócio para viabilização de um produto de marketplace – GreenFoods. 2023. Monografia (Especialização em Tecnologia Python para Negócios) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Dois Vizinhos, 2023.
Resumo: Em 2021, praticamente 9,8% da população global foi afetada pela fome, correspondendo a 828 milhões de pessoas. Estima-se que 1,3 bilhões de toneladas de alimentos são desperdiçados anualmente, o que daria para alimentar cerca de 2 bilhões de pessoas. Fome e desperdiço de alimentos são temas amplamente discutidos em diversas esferas políticas e econômicas mas que também são apresentadas diversas iniciativas que buscam minimizar esses problemas. Uma delas é o desenvolvimento de uma produto de marketplace que visa unir os restaurante aos consumidores, ao comercializar refeições que seriam descartadas porém aptas para consumo, por um valor menor. Para tanto, elaborou-se um modelo de negócio que viabilizasse um produto mínimo viável, um produto de marketplace - GreenFoods. Durante o curso de especialização as informações foram sendo coletadas e as atividades, direcionadas de forma que fossem ao encontro de assuntos sobre empreendedorismo. Portanto, foram abordadas as nove áreas do quadro de modelo de negócios, tais quais com as suas categorias e elementos, com a finalidade de contribuir para identificar o cliente, as fortalezas, funcionalidades, inovações e custos, como também servir de respaldo para as tomadas de decisões.
Abstract: About 9.8% of the global population was a!ected by hunger in 2021, corresponding to 828 million people. It is estimated that 1.3 billion tons of food are wasted every year, which would be enough to feed about 2 billion people. Hunger and food waste are topics widely discussed in various political and economic scenarios and there are several initiatives trying to minimize these problems. One of them is the development of a marketplace product that aims to join restaurants with customers by selling meals that would be discarded but suitable for consumption, cheaper than other restaurants. Therefore, a business model was developed to enable a product minimum viable, a marketplace product - GreenFoods. The information, data and activities were directed along the specialization course on entrepreneurship topics. Therefore, the nine areas of the business model canvas were involved, such as its categories and elements, in order to help to identify the customer, strengths, functionalities, innovations and costs, as also serve as a support for decision-making.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31588
Aparece nas coleções:DV - Tecnologia Python para Negócios

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
modelonegocioprodutomarketplace.pdf1,19 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons