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dc.creatorToyama, Karla Suzi Furutani-
dc.date.accessioned2023-06-20T21:15:59Z-
dc.date.available2023-06-20T21:15:59Z-
dc.date.issued2023-03-31-
dc.identifier.citationTOYAMA, Karla Suzi Furutani. Contribuições de um recurso educacional digital aplicado em curso de formação continuada: ebook para elaboração de um jogo sério na plataforma digital Scratch destinado aos alunos com TDAH. 2023. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31586-
dc.descriptionAcompanha: Ebook: Scratch e o curso de formação de professorespt_BR
dc.description.abstractThe Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD) is a neurodevelopmental disorder, connected to a series of neurological injuries that impact the performance of daily actions and quality of life. Therefore, this study has as a research problem to investigate how the in-service continuous formation using an instructional ebook on the Scratch programming language can help teachers in the development of serious games optimizing the teaching and learning process of students diagnosed with ADHD. In this sense, the general objective is to investigate the contribution of the educational resource ebook containing instructions on how to design a game on the Scratch platform, presenting it as a digital pedagogical resource, to help teachers at an elementary school regarding in the planning and development of games in the teaching and learning process of students with ADHD. For that, qualitative descriptive research was carried out, and a field research with the intention of proposing a solution for the chosen problem. In this way, a continuing education course was offered to 15 teachers from a public elementary school in the city of Londrina/PR. Among the courses, all teachers are graduates in Pedagogy, 87% have more than five years of experience in teaching and 13 of them have specialization in areas related to learning difficulties. The results obtained were analyzed according to the Discursive Textual Analysis, which allows the interpretation, categorization and unitarization of the information contained in the data collection instruments (form, questionnaires, audios and images). The analysis resulting from this study reveals that, the ebook offers subsidies for the creation of games in Scratch because according to the teacher’s reports: it facilitates the creation of games, has explanatory videos, has clear and objective language, contains well-defined instructions, makes it possible to start a game in Scratch, and allows the creation of more complex games.pt_BR
dc.description.sponsorshipConselho Nacional do Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectLivros eletrônicospt_BR
dc.subjectDistúrbio do déficit de atenção com hiperatividadept_BR
dc.subjectScratch (Linguagem de programação de computador)pt_BR
dc.subjectTeachers, Training ofpt_BR
dc.subjectInclusive educationpt_BR
dc.subjectElectronic bookspt_BR
dc.subjectAttention-deficit hyperactivity disorderpt_BR
dc.subjectScratch (Computer program language)pt_BR
dc.titleContribuições de um recurso educacional digital aplicado em curso de formação continuada: ebook para elaboração de um jogo sério na plataforma digital Scratch destinado aos alunos com TDAHpt_BR
dc.title.alternativeContributions of a digital educational device applied in continuing education course: ebook for the development of a serious game on the Scratch digital platform for students with ADHDpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoO Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um transtorno do neurodesenvolvimento, relacionado a uma série de lesões neurológicas que impactam no desempenho das ações do dia a dia e na qualidade de vida. Assim, este estudo tem como problema de pesquisa investigar de que maneira a formação continuada em serviço utilizando um ebook instrucional sobre a linguagem de programação Scratch, poderá auxiliar professores na elaboração de jogos sérios otimizando o processo de ensino e aprendizagem de alunos diagnosticados com TDAH. Nesse sentido, o objetivo geral consiste em investigar a contribuição do recurso educacional ebook, contendo as instruções de como elaborar um jogo sério na plataforma Scratch, apresentando-o como um recurso pedagógico digital, para auxiliar os professores de uma escola municipal no planejamento e na elaboração de jogos no processo de ensino e aprendizagem dos alunos diagnosticados com TDAH. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa, de caráter descritivo, e uma pesquisa de campo com intuito de propor solução para o problema eleito. Dessa maneira, foi ofertado um curso de formação continuada para 15 professoras de uma instituição de ensino localizada na cidade de Londrina/PR. Dentre as participantes, todas são graduadas em Pedagogia, 87% possuem mais de cinco anos de experiência na docência e 13 delas possuem especialização nas áreas voltadas à dificuldade de aprendizagem. Os resultados obtidos foram analisados de acordo com a Análise Textual Discursiva que possibilitaram a interpretação, categorização e unitarização das informações contidas nos instrumentos de coleta de dados (formulário, questionários, áudios e imagens). A análise resultante deste estudo revelou que o ebook oferece subsídios para a elaboração de jogos no Scratch pois de acordo com os relatos das professoras: facilita a criação de jogos, possui vídeos explicativos, possui linguagem clara e objetiva, contém instruções bem definidas, possibilita a inicialização de um jogo no Scratch, além de permitir a criação de jogos mais complexos.pt_BR
dc.degree.localLondrinapt_BR
dc.publisher.localLondrinapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0001-6849-2564pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1317066601925825pt_BR
dc.contributor.advisor1Rosa, Vanderley Flor da-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-8789-3395pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6530357704064110pt_BR
dc.contributor.referee1Prais, Jacqueline Lidiane de Souza-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-3658-7021pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5351398531043105pt_BR
dc.contributor.referee2Camargo Filho, Paulo Sérgio de-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-2407-4878pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2861766195446524pt_BR
dc.contributor.referee3Rosa, Vanderley Flor da-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0002-8789-3395pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6530357704064110pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Naturezapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.subject.capesEnsinopt_BR
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