Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31583
Título: | Computação desplugada e design participativo: olhando para o Ensino Fundamental I |
Título(s) alternativo(s): | Unplugged computing and participatory design: aiming elementary school |
Autor(es): | Almeida, Rodrigo Guimarães Rodrigues de |
Orientador(es): | Amaral, Marília Abrahão |
Palavras-chave: | Computação Projeto de sistema centrado no usuário Interação humano-máquina Estudantes do ensino fundamental Computer science User-centered system design Human-computer interation School children |
Data do documento: | 8-Dez-2022 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Curitiba |
Citação: | ALMEIDA, Rodrigo Guimarães Rodrigues de. Computação desplugada e design participativo: olhando para o Ensino Fundamental I. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Sistemas de Informação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2022. |
Resumo: | Esse trabalho tem como objetivo propor uma atividade de computação desplugada para apresentação da área de computação e do pensamento computacional para estudantes do Ensino Fundamental I. Dentre os conteúdos explorados para esta atividade foram elencados conteúdos da área de Interação Humano Computador, já que apresentam poucas alternativas de enunciados desplugados para o público citado. Técnicas de Design Participativo e atividades sobre Interação Humano-Computador serão desenvolvidas considerando o público-alvo. Durante o levantamento bibliográfico e do estado da arte constatou-se que grande parte dos estudos aplicaram atividades de computação desplugada com foco em conceitos de programação e lógica computacional, sendo apenas 11,4% dos estudos direcionados a conceitos de IHC. Além da área de Interação Humano Computador ser pouco explorada nessa literatura, notou-se que o Ensino Fundamental II e Ensino Médio são os níveis escolares mais trabalhados nas pesquisas existentes, indicando que os estudantes do Ensino Fundamental I são um público com oportunidades de oferecer novos parâmetros para pesquisas de ensino de computação à crianças. O enunciado proposto considerou os cinco princípios de Design de Interação para desenvolvimento de um artefato inserido em conteúdos trabalhados em sala de aula. |
Abstract: | This work aims to propose an unplugged computing activity to introduce the area of computing and computational thinking to elementary school students. The content displayed for this activity involves Human-Computer Interaction, due the lack of alternatives of researches with the target audience. Over the bibliographic and state-of-the-art survey, it was found that most of the studies applied unplugged computing activities with a focus on programming concepts and computational logic, with only 11.4% of the studies focusing on HCI concepts. In addition to the area of Human Computer Interaction being little explored in this literature, it was noted that middle and high school are the education levels most worked on in existing researches, indicating that elementary school students are an audience with opportunities to offer new parameters for research on teaching computing to children. The proposed statement considered the Ąve principles of Interaction Design for the development of an artifact inserted in content worked in the classroom. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31583 |
Aparece nas coleções: | CT - Sistemas de Informação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
computacaodesplugadadesignparticipativo.pdf | 1,11 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons