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Título: Análise de ecologias de artefatos digitais e não digitais sob a perspectiva da inclusão de estudantes com deficiência na universidade
Título(s) alternativo(s): Analysis of ecologies of digital and non-digital artifacts from the perspective of including students with disabilities in university
Autor(es): Fernandes, Gabriel Henrique
Seixas, Lucas de Moraes
Orientador(es): Almeida, Leonelo Dell Anhol
Palavras-chave: Ensino superior
Estudantes com deficiência
Educação inclusiva
Ensino - Meios auxiliares
Education, Higher
Students with disabilities
Inclusive education
Teaching - Aids and devices
Data do documento: 22-Nov-2022
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: FERNANDES, Gabriel Henrique; SEIXAS, Lucas de Moraes. Análise de ecologias de artefatos digitais e não digitais sob a perspectiva da inclusão de estudantes com deficiência na universidade. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Sistemas de Informação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2022.
Resumo: A permanência de estudantes com deficiência no Ensino Superior é uma questão contemporânea. Um exemplo pode ser observado na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), onde as cotas para pessoas com deficiência somente começaram a existir a partir do segundo semestre do ano de 2017. É necessário prover condições para que todos tenham acesso a uma educação de qualidade, independente de suas características e necessidades. A Ecologia de Artefatos é uma abordagem que investiga as percepções e valores que pessoas relacionam com um conjunto de artefatos digitais e não digitais no contexto de uma determinada atividade. Este trabalho busca avaliar de que maneira essa abordagem pode ser utilizada analisar os desdobramentos que os artefatos, utilizados por estudantes com deficiência para se comunicarem com o corpo docente, têm acerca de sua permanência no Ensino Superior sob a perspectiva da inclusão. Para tanto, foi realizada uma coleta de dados com pessoas com deficiência, por meio de um questionário. A análise dos dados consistiu em criar representações gráficas das ecologias, tanto individuais, quanto coletivas, isso envolveu também estender as representações de ecologias existentes, com o intuito de representar aspectos relacionados à inclusão. A partir das representações criadas para ecologias de artefatos, foi possível identificar problemas de acessibilidade relacionados à comunicação entre docentes e discentes com deficiência no ensino superior.
Abstract: The permanence of students with disabilities in Higher Education is a contemporary issue. An example can be seen at the Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), where quotas for people with disabilities only started to exist in the second half of 2017. It is necessary to provide conditions for everyone to have access to quality education, regardless of their characteristics and needs. Artifact Ecology is an approach that investigates the perceptions and values that people relate to a set of digital and non-digital artifacts in the context of a given activity. This work seeks to evaluate how this approach can be used to analyze the consequences that the artifacts, used by students with disabilities to communicate with the university, have about their permanence in Higher Education from the perspective of inclusion. For that, data collection was carried out with people with disabilities, through a questionnaire. The data analysis consisted of creating graphic representations of ecologies, both individual and collective, this also involved extending the representations of existing ecologies, in order to represent aspects related to inclusion. From the representations created with the artifact ecologies, it was possible to identify accessibility problems related to communication between teachers and students with disabilities in higher education.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31578
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