Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31577
Título: | Revisitando a teoria da relatividade restrita à luz da teoria dos campos conceituais de Vergnaud |
Título(s) alternativo(s): | Revisiting the theory of special relativity in light of Vergnaud's theory of conceptual fields |
Autor(es): | Santos, Diego Pereira dos |
Orientador(es): | Zara, Reginaldo Aparecido |
Palavras-chave: | Ciências físicas Ensino - Metodologia Conhecimento e aprendizagem Estratégias de aprendizagem Physical sciences Teaching - Methodology Knowledge and learning Learning strategies |
Data do documento: | 24-Fev-2023 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Medianeira |
Citação: | SANTOS, Diego Pereira dos. Revisitando a teoria da relatividade restrita à luz da teoria dos campos conceituais de vergnaud. 2023. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2023. |
Resumo: | Neste trabalho é sugerido um conjunto de atividades, por meio de um caderno de atividades, com situações possíveis de serem trabalhadas através de uma abordagem geométrica da Teoria da Relatividade restrita. O conjunto das atividades em questão foi elaborado a partir da proposição de uma matriz teórica em que o conceito de referencial relativístico é interpretado como um campo conceitual, ‡ luz da Teoria dos Campos Conceituais de Gérard Vergnaud. Através dos resultados sugeridos pela aplicação deste caderno de atividades em um ambiente educacional formal, foi possível verificar a hipótese de que a abordagem geométrica da Relatividade Restrita, com ênfase nos diagramas de Minkowski, valorizam, na construção e manipulação desses diagramas, aspectos conceituais fundamentais dessa teoria, não tratados em abordagens tradicionais. Por conseguinte, a valorização desses aspectos tende a contribuir para a construção e/ou consolidação da região relativística do Perfil Conceitual da noção de referencial, colaborando dessa forma para a superação de obstáculos epistemológicos inerentes a aprendizagem dessa teoria. |
Abstract: | In this work, a set of activities is suggested, through an activity notebook, with possible situations to be worked through a geometric approach of the Special Theory of Relativity. The set of activities in question was elaborated from the proposition of a theoretical matrix in which the concept of relativistic referential is interpreted as a conceptual field, based in the Theory of Conceptual Fields of Gérard Vergnaud. Through the results suggested by the application of this workbook in a formal educational environment, it was possible to verify the hypothesis that the geometric approach of Special Relativity, with emphasis on Minkowski diagrams, value, in the construction and manipulation of these diagrams, fundamental conceptual aspects of this theory, not treated in traditional approaches. Therefore, the appreciation of these aspects tends to contribute to the construction and/or consolidation of the relativistic region of the Conceptual Profile of the notion of reference, collaborating in this way to overcome epistemological obstacles inherent in learning this theory. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31577 |
Aparece nas coleções: | MD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
relatividaderestritacamposconceituais.pdf | 3,76 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
relatividaderestritacamposconceituais_produto.pdf | 1,7 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons