Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31553
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Nogueira, Sueme Endri Pimentel | - |
dc.date.accessioned | 2023-06-12T19:13:14Z | - |
dc.date.available | 2023-06-12T19:13:14Z | - |
dc.date.issued | 2023-04-28 | - |
dc.identifier.citation | NOGUEIRA, Sueme Endri Pimentel. Diálogos de professoras da educação de jovens e adultos: práticas pedagógicas no norte pioneiro paranaense. 2023. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31553 | - |
dc.description | Acompanha: Oficinas pedagógicas: instrumento facilitador da formação docente na EJA | pt_BR |
dc.description.abstract | Youth and Adult Education (EJA) is a teaching modality aimed at young people and adults who did not continue their studies or did not have access to Elementary and/or Secondary Education at the appropriate age. EJA provides access to school education through its own pedagogical model. Given the importance and need for continuing education through methodologies that transform technologies into pedagogical tools to be adapted to the reality of the EJA student, the present study had as an investigative focus the promotion of continuing education that provides teachers with the means for autonomous thinking and that facilitates the dynamics of participatory self-training through the development of a Technological Educational Process (PET) aimed at the EJA public, comprising ten Workshops. The PET was applied through ten workshops held with five professors, from northern Paraná, seeking to understand the idea of training and the methodological and curricular proposal of the evaluated professors. The Workshops were aimed at various topics, such as reflections on the identity of the EJA professional educator, legislation, school management, pedagogical and educational practices, professor training, different forms of evaluation, challenges facing EJA today and the importance of continuing education for professional educators working in EJA. During the practice of these Workshops it became evident that the educators already had a good experience in working with the EJA public. The applied PET presented great advantages to the training and specialization process of professionals who work with the EJA public, since all participants answered that the PET brought a lot of contribution, in terms of choosing the best way to evaluate these students, as well as to better organize and direct their pedagogical practices. In this way, PET, built from ten applied workshops, was able to achieve the objective of contributing to the improvement of choice in pedagogical practices aimed at the EJA public. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Professores - Formação | pt_BR |
dc.subject | Educação permanente | pt_BR |
dc.subject | Prática de ensino | pt_BR |
dc.subject | Educação de jovens e adultos | pt_BR |
dc.subject | Teachers, Training of | pt_BR |
dc.subject | Continuing education | pt_BR |
dc.subject | Student teaching | pt_BR |
dc.title | Diálogos de professoras da educação de jovens e adultos: práticas pedagógicas no norte pioneiro paranaense | pt_BR |
dc.title.alternative | Dialogues of teachers in youth and adults education: pedagogical practices in the paranaense pionee north | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino destinada a jovens e adultos que não deram continuidade em seus estudos ou não tiveram o acesso ao Ensino Fundamental e/ou Médio na idade apropriada. A EJA fornece possibilidade de acesso à educação escolar por meio de um modelo pedagógico próprio. Diante da importância e da necessidade de formação continuada por meio de metodologias que transformem tecnologias em ferramentas pedagógicas para serem adaptadas à realidade do aluno da EJA, o presente estudo teve como foco investigativo a promoção de uma formação continuada que forneça aos professores os meios para um pensamento autônomo e que facilite as dinâmicas de autoformação participada por meio do desenvolvimento de um Processo Educativo Tecnológico (PET) voltado ao público da EJA, compreendido por dez Oficinas. O PET foi aplicado por meio de dez Oficinas realizadas com cinco professores do norte do Paraná, buscando compreender a ideia de formação e a proposta metodológica e curricular dos professores avaliados. As Oficinas foram destinadas a diversos temas, como reflexões sobre a identidade do profissional educador da EJA, legislações, gestão escolar, práticas pedagógicas e educativas, formação de professores, diferentes formas de avaliação, desafios da EJA na atualidade e a importância da formação continuada do profissional educador atuante na EJA. Durante a prática destas Oficinas, ficou evidente que os educadores já tinham uma boa experiência na atuação com o público EJA. O PET aplicado apresentou grandes vantagens ao processo de formação e especialização dos profissionais que atuam com o público EJA, visto que todos os participantes responderam que o PET trouxe muita contribuição, frente à escolha da melhor forma de avaliação destes alunos, assim como para melhor organizar e direcionar suas práticas pedagógicas. Desta forma, o PET, construído a partir de dez Oficinas aplicadas, foi capaz de atingir o objetivo de contribuir para a melhoria de escolha nas práticas pedagógicas voltada ao público EJA. | pt_BR |
dc.degree.local | Londrina | pt_BR |
dc.publisher.local | Londrina | pt_BR |
dc.creator.ID | https://orcid.org/0000-0003-0713-694X | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7159052267551737 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Pereira, David da Silva | - |
dc.contributor.advisor1ID | https://orcid.org/0000-0003-3946-7807 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7653898592619442 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Bondarik, Roberto | - |
dc.contributor.advisor-co1ID | https://orcid.org/0000-0003-4040-4600 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6263028023417758 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Pereira, David da Silva | - |
dc.contributor.referee1ID | https://orcid.org/0000-0003-3946-7807 | pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7653898592619442 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Azeredo, Luciana Aparecida Silva de | - |
dc.contributor.referee2ID | http://orcid.org/0000-0003-3709-2597 | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/4394909610218215 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Deimling, Natalia Neves Macedo | - |
dc.contributor.referee3ID | https://orcid.org/0000-0001-8394-3132 | pt_BR |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/5059722794651091 | pt_BR |
dc.contributor.referee4 | Bondarik, Roberto | - |
dc.contributor.referee4ID | https://orcid.org/0000-0003-4040-4600 | pt_BR |
dc.contributor.referee4Lattes | http://lattes.cnpq.br/6263028023417758 | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | pt_BR |
dc.subject.capes | Ensino | pt_BR |
Aparece nas coleções: | LD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
dialogosprofessoraseducacaojovens.pdf | 2,13 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
dialogosprofessoraseducacaojovens_produto.pdf | 465,57 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons