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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31542
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Fernandes, Larissa | |
dc.date.accessioned | 2023-06-06T18:50:05Z | - |
dc.date.available | 2023-06-06T18:50:05Z | - |
dc.date.issued | 2023-03-31 | |
dc.identifier.citation | FERNANDES, Larissa. Revisão sistemática sobre laboratórios virtuais para ensino de microbiologia. 2023. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31542 | - |
dc.description | Acompanha: Guia-didático: primeiros passos da programação no OpenSpace3D | pt_BR |
dc.description.abstract | This work presents the feasibility, praxis and pedagogical efficiency of virtual laboratories for teaching Microbiology. It is noteworthy that the teaching of Microbiology has some limitations related to the characteristics of organisms, cellular structures, survival mechanisms and biological processes, as they are abstract concepts. In addition, the students' biological safety in the face of the experiments is the most important factor. Several methodologies have already been tried out, such as those based on games (analog, such as question and answer, board, didactic, among others; digital, such as online games and other audiovisual resources), those based on the use of models, those based in practical experiments and other technological approaches such as augmented reality. Among them, one of the most relevant forms of teaching, also considering biological safety, is the use of virtual laboratories. These are intended to create three-dimensional environments in which users can explore and interact, feeling immersed in realistic simulations that promote immersion. A Systematic Literature Review was built, which allowed optimizing the search for relevant works for this research. The search was restricted from the years 2016 to 2022, and returned a total of 1050 publications, which were then subjected to the extraction and categorization process by the Mendeley software and VOSviewer, which allowed the identification of 30 publications. As a result, it is observed that the practice of virtual laboratories is mainly identified by the biosafety relationship and the operational cost of maintaining the laboratory. With all this, it is confirmed that virtual reality laboratories for teaching microbiology make it possible to explore the structures of microorganisms invisible to the naked eye and to implement these abstract concepts. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Microbiologia - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Realidade virtual | pt_BR |
dc.subject | Laboratórios | pt_BR |
dc.subject | Ambientes virtuais compartilhados | pt_BR |
dc.subject | Microbiology - Study and teaching | pt_BR |
dc.subject | Virtual reality | pt_BR |
dc.subject | Laboratories | pt_BR |
dc.subject | Shared virtual environments | pt_BR |
dc.title | Revisão sistemática sobre laboratórios virtuais para ensino de microbiologia | pt_BR |
dc.title.alternative | Systematic review of virtual laboratories for teaching microbiology | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | Esse trabalho apresenta a viabilidade, práxis e eficiência pedagógica de laboratórios virtuais para ensino de Microbiologia. Destaca-se que o ensino de Microbiologia possui algumas limitações relacionadas às características dos organismos, às estruturas celulares, ao mecanismo de sobrevivência e aos processos biológicos por serem conceitos abstratos. Além disso, a segurança biológica dos alunos frente aos experimentos é o fator mais importante. Diversas metodologias já foram experimentadas, tais como, as baseadas em jogos (analógicos, como de perguntas e respostas, de tabuleiro, didáticos, entre outros; digitais, como jogos online e outros recursos audiovisuais), as baseadas em uso de maquetes, as baseadas em experimentos práticos e outras abordagens tecnológicas como o de realidade aumentada. Em meio a elas, uma das mais relevantes formas de ensino, considerando também a segurança biológica, é o uso de laboratórios virtuais. Esses têm o propósito de criar ambientes tridimensionais nos quais os usuários podem explorar e interagir, sentindo-se imersos em simulações realistas que promovem a imersão. Foi construída uma Revisão Sistemática da Literatura que permitiu otimizar a busca de trabalhos relevantes para essa pesquisa. A pesquisa foi restrita dos anos de 2016 a 2022, e retornou um total de 1050 publicações, que depois foram submetidos ao processo de extração e categorização pelos softwares Mendeley e o VOSviewer, isso permitiu a identificação de 30 publicações. Como resultado observa-se que a práxis de laboratórios virtuais é identificada principalmente pela relação de biossegurança e pelo custo operacional de manutenção do laboratório. Com tudo isso corrobore-se que laboratórios de realidade virtual para o ensino de microbiologia possibilitam a exploração das estruturas dos microrganismos invisíveis a olho nu e a concretização desses conceitos abstratos. | pt_BR |
dc.degree.local | Londrina | pt_BR |
dc.publisher.local | Londrina | pt_BR |
dc.creator.ID | https://orcid.org/0000-0003-3257-6381 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6725293424245636 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Damasceno, Eduardo Filgueiras | |
dc.contributor.advisor1ID | https://orcid.org/0000-0002-6246-1246 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7333630388674575 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Silva, Armando Paulo da | - |
dc.contributor.referee1ID | https://orcid.org/0000-0001-8186-051X | pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6724994186659242 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Damasceno, Eduardo Filgueiras | - |
dc.contributor.referee2ID | https://orcid.org/0000-0002-6246-1246 | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/7333630388674575 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Oliveira, Luciana Fernandes de | - |
dc.contributor.referee3ID | https://orcid.org/0000-0002-0411-8992 | pt_BR |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/3641466726606087 | pt_BR |
dc.contributor.referee4 | Moreira, Sara Tatiana | - |
dc.contributor.referee4ID | http://orcid.org/0000-0002-6183-9454 | pt_BR |
dc.contributor.referee4Lattes | http://lattes.cnpq.br/3258753763124532 | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | pt_BR |
dc.subject.capes | Ensino | pt_BR |
Aparece nas coleções: | LD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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