Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3145
Título: Provas sem palavras: uma ponte entre a intuição e a linguagem matemática
Título(s) alternativo(s): Proofs without words: a bridge between intuition and mathematical language
Autor(es): Ortega, Regina Cássia de Souza
Orientador(es): Sano, Mari
Palavras-chave: Matemática - Cartas, diagramas, etc.
Matemática - Estudo e ensino
Matemática - Estudo e ensino (Segundo grau)
Matemática - Linguagem
Percepção visual
Professores de matemática
Prática de ensino
Matemática
Mathematics - Charts, diagrams, etc
Mathematics - Study and teaching
Mathematics - Study and teaching (Secondary)
Mathematics - Language
Visual perception
Mathematics teachers
Student teaching
Mathematics
Data do documento: 18-Abr-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: ORTEGA, Regina Cássia de Souza. Provas sem palavras: uma ponte entre a intuição e a linguagem matemática. 2018. 122 f. Dissertação (Mestrado em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo divulgar e explorar as Provas sem Palavras no âmbito do Ensino Fundamental e Médio para, posteriormente, servir de possível material de consulta por parte de professores, na busca de melhores métodos de explicação sobre importantes assuntos desenvolvidos em sala. Dessa forma, imagina-se que a compreensão dos alunos através da visualização fortalecerá de maneira significativa a aquisição do conhecimento. Para tanto, são sugeridos diversos temas onde a visualização é desenvolvida e explicada, seja através de relato, seja através de demonstrações matemáticas.
Abstract: The aim of the present work is to disseminate and explore the Proof Without Words in the scope of elementary and high school to be used later as a possible reference material for teachers in the search for better methods of explanation on important subjects developed in the classroom. In this way, it is imagined that students’ comprehension through visualization will significantly strengthen the acquisition of knowledge. In order to do so, several themes are suggested where the visualization is developed and explained, either through storytelling or through mathematical demonstrations.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3145
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_PROFMAT_M_Ortega, Regina Cássia de Souza_2018.pdf3,39 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.