Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3145
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOrtega, Regina Cássia de Souza-
dc.date.accessioned2018-05-18T19:39:38Z-
dc.date.available2018-05-18T19:39:38Z-
dc.date.issued2018-04-18-
dc.identifier.citationORTEGA, Regina Cássia de Souza. Provas sem palavras: uma ponte entre a intuição e a linguagem matemática. 2018. 122 f. Dissertação (Mestrado em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3145-
dc.description.abstractThe aim of the present work is to disseminate and explore the Proof Without Words in the scope of elementary and high school to be used later as a possible reference material for teachers in the search for better methods of explanation on important subjects developed in the classroom. In this way, it is imagined that students’ comprehension through visualization will significantly strengthen the acquisition of knowledge. In order to do so, several themes are suggested where the visualization is developed and explained, either through storytelling or through mathematical demonstrations.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectMatemática - Cartas, diagramas, etc.pt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensino (Segundo grau)pt_BR
dc.subjectMatemática - Linguagempt_BR
dc.subjectPercepção visualpt_BR
dc.subjectProfessores de matemáticapt_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectMathematics - Charts, diagrams, etcpt_BR
dc.subjectMathematics - Study and teachingpt_BR
dc.subjectMathematics - Study and teaching (Secondary)pt_BR
dc.subjectMathematics - Languagept_BR
dc.subjectVisual perceptionpt_BR
dc.subjectMathematics teacherspt_BR
dc.subjectStudent teachingpt_BR
dc.subjectMathematicspt_BR
dc.titleProvas sem palavras: uma ponte entre a intuição e a linguagem matemáticapt_BR
dc.title.alternativeProofs without words: a bridge between intuition and mathematical languagept_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem por objetivo divulgar e explorar as Provas sem Palavras no âmbito do Ensino Fundamental e Médio para, posteriormente, servir de possível material de consulta por parte de professores, na busca de melhores métodos de explicação sobre importantes assuntos desenvolvidos em sala. Dessa forma, imagina-se que a compreensão dos alunos através da visualização fortalecerá de maneira significativa a aquisição do conhecimento. Para tanto, são sugeridos diversos temas onde a visualização é desenvolvida e explicada, seja através de relato, seja através de demonstrações matemáticas.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8456743740646848pt_BR
dc.contributor.advisor1Sano, Mari-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4848869483816504pt_BR
dc.contributor.referee1Sano, Mari-
dc.contributor.referee2Steklain, Andre Fabiano-
dc.contributor.referee3Otero, Diego Mano-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacionalpt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.subject.capesMatemáticapt_BR
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_PROFMAT_M_Ortega, Regina Cássia de Souza_2018.pdf3,39 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.