Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3145
Título: | Provas sem palavras: uma ponte entre a intuição e a linguagem matemática |
Título(s) alternativo(s): | Proofs without words: a bridge between intuition and mathematical language |
Autor(es): | Ortega, Regina Cássia de Souza |
Orientador(es): | Sano, Mari |
Palavras-chave: | Matemática - Cartas, diagramas, etc. Matemática - Estudo e ensino Matemática - Estudo e ensino (Segundo grau) Matemática - Linguagem Percepção visual Professores de matemática Prática de ensino Matemática Mathematics - Charts, diagrams, etc Mathematics - Study and teaching Mathematics - Study and teaching (Secondary) Mathematics - Language Visual perception Mathematics teachers Student teaching Mathematics |
Data do documento: | 18-Abr-2018 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Curitiba |
Citação: | ORTEGA, Regina Cássia de Souza. Provas sem palavras: uma ponte entre a intuição e a linguagem matemática. 2018. 122 f. Dissertação (Mestrado em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018. |
Resumo: | O presente trabalho tem por objetivo divulgar e explorar as Provas sem Palavras no âmbito do Ensino Fundamental e Médio para, posteriormente, servir de possível material de consulta por parte de professores, na busca de melhores métodos de explicação sobre importantes assuntos desenvolvidos em sala. Dessa forma, imagina-se que a compreensão dos alunos através da visualização fortalecerá de maneira significativa a aquisição do conhecimento. Para tanto, são sugeridos diversos temas onde a visualização é desenvolvida e explicada, seja através de relato, seja através de demonstrações matemáticas. |
Abstract: | The aim of the present work is to disseminate and explore the Proof Without Words in the scope of elementary and high school to be used later as a possible reference material for teachers in the search for better methods of explanation on important subjects developed in the classroom. In this way, it is imagined that students’ comprehension through visualization will significantly strengthen the acquisition of knowledge. In order to do so, several themes are suggested where the visualization is developed and explained, either through storytelling or through mathematical demonstrations. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3145 |
Aparece nas coleções: | CT - Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CT_PROFMAT_M_Ortega, Regina Cássia de Souza_2018.pdf | 3,39 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.