Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31446
Título: | Ensino de gêneros textuais escolares interdisciplinares: disciplinas que se entrelaçam |
Título(s) alternativo(s): | The teaching of interdisciplinary school text genres: school subjects that are interwoven |
Autor(es): | Santos, Renata Biguetti de Sousa |
Orientador(es): | Dutra, Alessandra |
Palavras-chave: | Educação básica Textos - Gênero Abordagem interdisciplinar do conhecimento Basic education Texts - Gender Interdisciplinary approach to knowledge |
Data do documento: | 29-Abr-2023 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Londrina |
Citação: | SANTOS, Renata Biguetti de Sousa. Ensino de gêneros textuais escolares interdisciplinares: disciplinas que se entrelaçam. 2023. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2023. |
Resumo: | Este estudo teve como fato desencadeador a contribuição que a pesquisadora - formada em Letras e com quase três décadas de atuação no Ensino Fundamental I - se propôs a levar adiante para educadores de diferentes disciplinas escolares e educandos sobre a importância da compreensão crítica de uma categoria de textos denominados, nesta pesquisa, de gêneros textuais escolares interdisciplinares. A questão inspiradora da pesquisa foi: Quais suportes teóricos e metodológicos podem favorecer um projeto pedagógico de trabalho produtivo com gêneros textuais interdisciplinares na Educação Básica? Como objetivos, projetou-se disponibilizar um produto educacional para compreensão e produção de gêneros escolares interdisciplinares, descrever o processo de aplicação do produto e analisar os resultados obtidos. Em vista desse cenário, elaborou-se, a partir da relação de princípios da Teoria dos Gêneros Textuais e Teoria da Interdisciplinaridade, um suporte pedagógico de exploração do gênero escolar interdisciplinar resumo de texto didático-científico e implementou-se uma pesquisa de campo, em cinco encontros, com uma turma de trinta alunos de 5º Ano do Ensino Fundamental, de uma escola pública da cidade de Londrina, Paraná, em 2022. Vinte e cinco alunos participaram do quinto e último encontro, etapa em que ocorreu a produção do resumo propriamente dita, e as produções textuais foram classificadas em três categorias, considerando a medida em que efetivaram as características sociofuncionais, temáticas, organizacionais e linguísticas típicas do gênero solicitado. A análise dos resultados - dez produções textuais amplamente satisfatórias, seis satisfatórias e nove insatisfatórias - permite inferir que a proposta didática apresentou um bom nível de eficácia e pode subsidiar projetos interdisciplinares em componentes curriculares de ensino de línguas e outras disciplinas como Geografia, História e Arte. |
Abstract: | This current study was triggered by the contribution that the researcher - trained in Languages and with almost three decades of experience in Elementary School I - proposed to bring forward to educators from different school subjects and students the importance of critical understanding of a category of texts called, in this research, interdisciplinary school text genres. The research's inspiring question was: What theoretical and methodological supports can benefit a pedagogical project of productive work with interdisciplinary textual genres in Basic Education? As objectives, it was designed to provide an educational product for the understanding and production of multidisciplinary school genres, to describe the process of application of the product, and to analyze the results obtained. In view of this scenario, based on the list of principles of the Theory of Textual Genres and the Theory of Interdisciplinarity, it was elaborated a pedagogical support for exploring the interdisciplinary school genre, a summary of a didactic-scientific text, and a field research was implemented in five meetings, with a group of thirty students from the 5th grade of elementary school, from a public school in the city of Londrina, Paraná, in 2022. Twenty-five students participated in the fifth and last meeting, the stage in which the production of the summary itself took place. said, and the textual productions were classified into three categories, considering the extent to which they carried out the socio-functional, thematic, organizational, and linguistic characteristics typical of the requested genre. The analysis of the results - ten highly satisfactory textual productions,six satisfactory and nine unsatisfactory - allows inferring that the didactic proposal presented a good level of effectiveness and can subsidize interdisciplinary projects in curricular components of language teaching and other disciplines, such as Geography, History, and Art. |
Descrição: | Acompanha: Roteiro didático para o trabalho com gêneros textuais escolares interdisciplinares |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31446 |
Aparece nas coleções: | LD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ensinogenerostextuaisinterdisciplinares.pdf | 10,34 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
ensinogenerostextuaisinterdisciplinares_produto.pdf | 6,25 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons