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dc.creatorBiagi, Aline Maria-
dc.date.accessioned2023-05-16T16:18:53Z-
dc.date.available2023-05-16T16:18:53Z-
dc.date.issued2022-09-12-
dc.identifier.citationBIAGI, Aline Maria. Construção epistemológica das ciências da sustentabilidade. 2023. Tese (Doutorado em Tecnologia e Sociedade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31420-
dc.description.abstractThe production of knowledge has been shaped over the years, science takes place from ruptures in knowledge generating new methods, concepts and epistemologies. Science is not disconnected from the social paradigm, and at the same time it represents this paradigm. The development of science itself is an element of social transformation that changes ways of life, values and even cognitions. Sustainability is a portrait of this, in which the entire scientific development around the topic was shaped by social movements, while suffering his influence. Science was also the subject of this movement. Sustainability emerges as a sociopolitical phenomenon, alongside other movements, which generated epistemologies, such as blackness, feminist and gender theories, queer theory. Science was one of the elements that contributed to shaping and express these phenomena. In this context, sustainability sciences emerge as a very dense research field with different characteristics. Some of these characteristics are precisely in this sociopolitical and scientific character. From this, the objective is to seek epistemological elements that emerge from this sociopolitical movement, and that compose sustainability as a field of knowledge. The method used was the systematic analysis of literature which allowed, through the thematic repetition of the research objectives, to observe what was being depicted about the sciences of sustainability from scientific publications. The results indicated: that it is a field that emerges from a sociopolitical demand in the context of a set of social movements, and therefore, interdisciplinary cooperation is accompanied by transdisciplinary interactions; knowledge results from intense dialogue between the local and global scales; governance and territoriality in dealing with scales presuppose valuing traditional knowledge in connection with territoriality and collaboration; solidarity is an intrinsic and historical element of sustainability sciences.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_BR
dc.subjectDesenvolvimento sustentável - Aspectos sociaispt_BR
dc.subjectCiência - Filosofiapt_BR
dc.subjectAbordagem interdisciplinar do conhecimentopt_BR
dc.subjectFilosofia e ciências sociaispt_BR
dc.subjectCiências ambientais - Filosofiapt_BR
dc.subjectEpistemologia socialpt_BR
dc.subjectSustainable development - Social aspectspt_BR
dc.subjectScience - Philosophypt_BR
dc.subjectInterdisciplinary approach to knowledgept_BR
dc.subjectPhilosophy and social sciencespt_BR
dc.subjectEnvironmental sciences - Philosophypt_BR
dc.subjectSocial epistemologypt_BR
dc.titleConstrução epistemológica das ciências da sustentabilidadept_BR
dc.title.alternativeEpistemological construction of sustainability sciencespt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.description.resumoA produção do conhecimento tem se moldado conforme novas produções e demandas surgem no decorrer dos anos. A ciência se dá a partir de rupturas no conhecimento, gerando novos métodos, conceitos e epistemologias. A ciência não está desconectada do paradigma social e, ao mesmo tempo, representa esse paradigma. O próprio desenvolvimento da ciência é elemento de transformação social, uma vez que altera modos de vida, valores e até mesmo cognições. A sustentabilidade é um retrato disso. Todo o desenvolvimento científico em torno do tema foi moldado pelos movimentos sociais. A ciência também foi um sujeito desses movimentos. A sustentabilidade surge como um fenômeno sociopolítico, ao lado de outros movimentos que geraram epistemologias, como negritude, teorias feministas e de gênero, teoria queer. A ciência foi um dos elementos que contribuiu para conformar e expressar esses fenômenos. Nesse contexto, as ciências da sustentabilidade emergiram como um campo de pesquisa bastante denso e com características diferenciadas. Algumas dessas características estão justamente nesse caráter, sociopolítico e científico. A partir disso, o objetivo desta tese é, a partir de uma problematização, reunir e refletir sobre os elementos epistemológicos que emergem desse movimento sociopolítico e que compõem a sustentabilidade enquanto campo de conhecimento. O método empregado foi a análise sistemática de literatura, a qual permitiu, através da repetição temática dos objetivos de pesquisa, observar o que estava sendo retratado sobre as ciências da sustentabilidade a partir das publicações científicas. Os resultados indicaram que é um campo que emerge de uma demanda sociopolítica, no contexto de um conjunto de movimentos sociais e por isso, a cooperação interdisciplinar é acompanhada de interações transdisciplinares; o conhecimento resulta de intenso diálogo entre as escalas local e global; a governança e a territorialidade no trato com as escalas pressupõem valorização dos conhecimentos tradicionais em ligação com a territorialidade e a colaboração; a solidariedade é elemento intrínseco e histórico das ciências da sustentabilidade.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0002-1279-1052pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6557215771379001pt_BR
dc.contributor.advisor1Fernandes, Valdir-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0003-0568-2920pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7651683680159601pt_BR
dc.contributor.referee1Fernandes, Valdir-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0003-0568-2920pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7651683680159601pt_BR
dc.contributor.referee2Sampaio, Carlos Alberto Cioce-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-0664-0266pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9034603212802471pt_BR
dc.contributor.referee3Silva, Christian Luiz da-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0002-4074-5184pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8046559694932152pt_BR
dc.contributor.referee4Faria, José Henrique de-
dc.contributor.referee4IDhttps://orcid.org/0000-0003-3971-7992pt_BR
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/3738279410631976pt_BR
dc.contributor.referee5Silva, Sandro Dutra e-
dc.contributor.referee5IDhttps://orcid.org/0000-0002-0001-5726pt_BR
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/0209794264314643pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedadept_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.subject.capesSociais e Humanidadespt_BR
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