Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31407
Título: | O uso de tecnologias digitais no processo de escrita: deslocamento de práticas e contribuições |
Título(s) alternativo(s): | The use of digital technologies in the writing process: displacement of practices and contributions |
Autor(es): | Penelas, Tatiane Cristina Cortizo |
Orientador(es): | Remenche, Maria de Lourdes Rossi |
Palavras-chave: | Textos - Estudo e ensino Aplicativos móveis - Educação Linguística aplicada Tecnologia educacional Letramento Linguística Texts - Study and teaching Mobile apps - Education Applied linguistics Educational technology Literacy Linguistics |
Data do documento: | 7-Mar-2023 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Curitiba |
Citação: | PENELAS, Tatiane Cristina Cortizo. O uso de tecnologias digitais no processo de escrita: deslocamento de práticas e contribuições. 2023. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagens) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2023. |
Resumo: | As tecnologias digitais presentes na contemporaneidade alteram as formas de interação e reconfiguram as formas de produzir e consumir conhecimento. Os aparatos de conexões virtuais são parte do cotidiano do estudante do século XXI e, no presente cenário, a chegada de aplicativos mobiles facilitou o acesso aos campos digitais nos quais o estudante atua vezes como espectador e vezes como produtor de conteúdo. À vista disso, ao reconhecer as pluralidades nas formas de ensino de produção de texto e os caminhos possíveis que os letramentos propõem, a pesquisa se inscreve no campo da Linguística Aplicada, com o objetivo geral de investigar como o uso de um aplicativo mobile, desenvolvido especialmente para este estudo, pode contribuir e potencializar o processo de escrita de textos. Com base no construto teórico da escrita no ciberespaço (Remenche, 2015, 2021; Rojo, 2009, 2013, 2019; Sibilia, 2012), letramentos (Cope, Kalantzis e Pinheiro, 2020); tecnologia (Kenski, 2007, 2012; Rojo e Moura, 2019), e da metodologia da pesquisa de caráter qualitativo, pela perspectiva de Minayo (2002), interpretativista, sob a teoria de Moita Lopes (1994) e pesquisa-ação, pelo conceito de Tripp (2005), delimitou-se o percurso de análise, por meio de três parâmetros, sendo eles: usabilidade do aplicativo, multimodalidade e atividades de linguagem e potencial para o ensino de produção de texto. O corpus da análise são quinze produções textuais, escritas por estudantes voluntárias durante uma oficina de produção de texto, realizada para esta pesquisa, em um colégio da rede particular de ensino em Curitiba, sob aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa, conforme prevê os documentos normativos da UTFPR. Os resultados revelaram que as produções textuais em que as estudantes voluntárias não fizeram uso de todo o percurso que o aplicativo dispõe, resultaram em produções incompletas ou com quebras de sequencialidade, contudo, foi possível perceber que as atividades de linguagem foram mobilizadas por meio do material disponibilizado no aplicativo juntamente com as discussões proveniente da oficina de produção de texto. Sendo assim, os resultados da pesquisa comprovam que há contribuições e potencialidades desenvolvidas no processo de escrita quando somadas a um aplicativo mobile educacional. |
Abstract: | The digital technologies present in contemporary times change the forms of interaction and reconfigure the ways of producing and consuming knowledge. The devices of virtual connections are part of the daily life of the 21st century student and, in the present scenario, the arrival of mobile applications facilitated access to digital fields in which the student acts sometimes as a spectator and sometimes as a content producer. In view of this, by recognizing the pluralities in the ways of teaching text production and the possible paths that literacies propose, the research is inscribed in the field of Applied Linguistics, with the general objective of investigating how the use of a mobile application, developed especially for this study, it can contribute and enhance the process of writing texts. Based on the theoretical construct of writing in cyberspace (Remenche, 2015, 2021; Rojo, 2009, 2013, 2019; Sibilia, 2012), literacies (Cope, Kalantzis and Pinheiro, 2020); technology (Kenski, 2007, 2012; Rojo and Moura, 2019), and qualitative research methodology, from the perspective of Minayo (2002), interpretivist, under the theory of Moita Lopes (1994) and interventional, from the perspective of Baptista , Noguchi and Calil (2006), the path of analysis was delimited by means of three parameters, namely: usability of the application, language activities and multimodal analysis and potential for teaching text production. The corpus of the analysis consists of twelve textual productions, written by volunteer students during a text production workshop, carried out for this research, in a private school in Curitiba, under the approval of the Research Ethics Committee, as provided for in the documents UTFPR regulations. The preliminary results reveal that the textual productions in which the volunteer students did not use the entire route that the application has, resulted in incomplete productions or with breaks in sequence, however, it was possible to perceive that the language activities were mobilized through the material made available in the application along with discussions from the text production workshop. Therefore, the research results prove that there are contributions and potentialities developed in the writing process when added to an educational mobile application. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31407 |
Aparece nas coleções: | CT - Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tecnologiasdigitaisprocessoescrita.pdf | 11,61 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons