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dc.creatorMiranda, Antonio Carlos de Mattos-
dc.date.accessioned2023-05-12T21:19:26Z-
dc.date.available2023-05-12T21:19:26Z-
dc.date.issued2022-11-25-
dc.identifier.citationMIRANDA, Antonio Carlos de Mattos. Condicionantes da escolha da bicicleta como modal de transporte nos deslocamentos em áreas urbanas: desafios e possibilidades. 2023. Dissertação (Mestrado em Tecnologia e Sociedade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31390-
dc.description.abstractThis work presents the constraints of the choice of bicycle as a mode of transport for urban travel. At the same time, it presents actions developed in cities in Europe, the USA and Latin America, especially Brazil, capable of stimulating the use of two light wheels. The rulers of third world countries have allocated many resources for the automobile, under the aegis of being necessary to meet the flow of urban roads and avoid traffic jams. With this practice, they leave in the lower plane the active modes, which include pedestrians, bicycles, skateboards, skates and other modes of displacement by human propulsion. Some cases they claim topographical difficulties, climate, and distance from the workplaces of the populations to opt for these modes of transport. This document analyzes the barriers and conditions to bicycle use, as well as relating these factors to modal choice and dependence on the absence of cycling infrastructure. After some analyses from the point of view of the prejudices of rulers, it presents some possibilities of overcoming the barriers: artificial, natural, social, political and urban. Finally, it weaves the “weapons” available to cyclists, especially bicycles (critical mass), as a way to claim more spaces and better conditions when moving their preferred mode of transport: the bicycle.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectBicicletaspt_BR
dc.subjectCicloviaspt_BR
dc.subjectPolítica públicapt_BR
dc.subjectPolítica de transporte urbanopt_BR
dc.subjectTráfego urbanopt_BR
dc.subjectTrânsito - Fluxopt_BR
dc.subjectEngenharia de tráfegopt_BR
dc.subjectQualidade ambientalpt_BR
dc.subjectBicyclespt_BR
dc.subjectBicycle trailspt_BR
dc.subjectPublic policypt_BR
dc.subjectUrban transportation policypt_BR
dc.subjectCity trafficpt_BR
dc.subjectTraffic flowpt_BR
dc.subjectTraffic engineeringpt_BR
dc.subjectEnvironmental qualitypt_BR
dc.titleCondicionantes da escolha da bicicleta como modal de transporte nos deslocamentos em áreas urbanas: desafios e possibilidadespt_BR
dc.title.alternativeConditioning factors for choosing the bicycle as a modal transportation in urban areas: challenges and possibilitiespt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho apresenta os condicionantes da escolha da bicicleta como modo de transporte para viagens urbanas. Ao mesmo tempo, apresenta ações desenvolvidas em cidades da Europa, dos EUA e da América Latina, em especial do Brasil, capazes de estimular o uso das duas rodas leves. Os governantes dos países do terceiro mundo têm destinado muitos recursos para o automóvel, sob a égide de ser preciso atender o fluxo das vias urbanas e evitar congestionamentos de trânsito. Com esta prática, deixam em plano inferior os modos ativos, nos quais se incluem os pedestres, as bicicletas, os skates e outros modos de deslocamento por propulsão humana. Em alguns casos alegam dificuldades topográficas, clima e distância dos locais de trabalho das populações a optar por esses modos de transporte. Este documento analisa as barreiras e condicionantes ao uso da bicicleta, assim como relaciona estes fatores a escolha modal e à dependência da ausência da infraestrutura cicloviária. Após análises do ponto de vista dos preconceitos de governantes, apresenta possibilidades de vencer as barreiras: artificiais, naturais, sociais, políticas e urbanísticas. E por fim, tece as “armas” disponíveis aos ciclistas, em especial as bicicletadas (critical mass), como forma de reivindicar mais espaços e melhores condições ao deslocamento do seu modo de transporte preferencial: a bicicleta.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6755991389741224pt_BR
dc.contributor.advisor1Saavedra Filho, Nestor Cortez-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0003-4139-8986pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1046967561370777pt_BR
dc.contributor.referee1Fortes, Jose Augusto Abreu Sa-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-4692-2890pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5262867250109425pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Maclovia Corrêa da-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0003-4506-1985pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4788942963485328pt_BR
dc.contributor.referee3Saavedra Filho, Nestor Cortez-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0003-4139-8986pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1046967561370777pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedadept_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.subject.capesSociais e Humanidadespt_BR
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