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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31389
Título: | Educação das relações étnico-raciais e o ensino de química: uma análise das ações realizadas pela equipe multidisciplinar do Colégio Estadual Professor Paulo Freire - 2017 |
Título(s) alternativo(s): | Education of ethnic-racial relations and the teaching of chemistry: an analysis of the actions taken by the multidisciplinary team of the Professor Paulo Freire State College - 2017 |
Autor(es): | Silva, Tiago de Paula |
Orientador(es): | Camilo, Suseli Cristiane Alves |
Palavras-chave: | Educação multicultural Cultura afro-brasileira Relações étnicas Racismo na educação Multicultural education Afro-Brazilian culture Ethnic relations Racism in education |
Data do documento: | 9-Dez-2022 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Londrina |
Citação: | SILVA, Tiago de Paula. Educação das relações étnico-raciais e o ensino de química: uma análise das ações realizadas pela equipe multidisciplinar do Colégio Estadual Professor Paulo Freire - 2017. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2022. |
Resumo: | A Lei 10.639/03 veio com o intuito de garantir a educação étnico-racial dentro dos estabelecimentos de ensino. Pensando sobre o processo de implementação da Lei, construímos nossa problemática em torno do trabalho da Equipe Multidisciplinar do Colégio Estadual Professor Paulo Freire no ano de 2017, visando o enfrentamento do racismo. A metodologia foi baseada na análise dos registros produzidos pela Equipe Multidisciplinar, a partir da bibliografia relacionada com a construção do racismo no Brasil e a bibliografia relacionada com a história da educação dos negros no Brasil. Portanto, o trabalho da Equipe Multidisciplinar é contínuo, desenvolvido no dia-a-dia. É na escola que o estudante vai ter acesso à conhecimentos que vão rompendo gradativamente suas concepções, a partir de suas reflexões individuais. É importante que a formação continuada de professores seja realizada, para que consigam enxergar em suas disciplinas conteúdos que abordem esta temática. |
Abstract: | The Law 10.639/03 is intended to provide ethno-racial education in schools. Considering the process of implementing the Law, we built our issue around the work of the Multidisciplinary Team from Professor Paulo Freire State School in 2017, aiming to confront racism. The methodology was based on the analysis of the registers produced by the Multidisciplinary Team, from the bibliography related to the construct of racism in Brazil and the bibliography related to the history of the education of black people in Brazil. Therefore, the work of the Multidisciplinary Team is continuous, developed on a daily basis. It is at school that the students will have access to knowledge that will gradually disrupt their conceptions, based on their individual reflections. It is important that the continuing training for teachers is performed, in order for them to be able to see in their subjects contents that address this issue. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31389 |
Aparece nas coleções: | LD - Licenciatura em Química |
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