Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31384
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Hermes Vieira dos-
dc.date.accessioned2023-05-11T20:34:33Z-
dc.date.available2023-05-11T20:34:33Z-
dc.date.issued2023-04-28-
dc.identifier.citationSANTOS, Hermes Vieira dos. Com arte também se aprende geografia: formação on-line para professores da EJA - anos iniciais. 2023. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31384-
dc.descriptionAcompanha: Arte e geografia: formação on-line para professores da EJA - uma experiência com a ferramenta MOOC (Massive Open Online Course)pt_BR
dc.description.abstractAs a result of observations during Geography classes in Youth and Adult Education (EJA) initial years in the city of Londrina, it was observed the difficulty of teachers to associate the contents of the curricular component to the memories and life experiences of the students. Thus, this work aims, in general, to know the possibilities of teaching Geography in EJA with the use of songs and works of art in the teaching of Geography for EJA through an online training course for teachers of the area and, more specifically, to resignify this teaching in the face of new demands of the Common National Curriculum Base (BNCC) and apply enriching proposals through an online training for teachers of the area (educational product). That said, some questions have arisen: How to help the teacher in the selection and production of meaningful materials for such learning? How could Art be part of this significant process and contribute in an interdisciplinary way to the teaching of Geography? In this sense, we built a study based on a common theme in the lives of many students: the migratory processes and the saga of those who migrate in search of a better life. Artistic languages are full of "triggers" for this research, which provided fertile ground for another tool that transcends the simplistic view of art and also led to interart/intermedia studies. We then searched for a song by Luís Gonzaga and Humberto Teixeira, a poem by João Cabral de Melo Neto, artists who evoked northeastern themes, and paintings by Cândido Portinari and Tarsila de Aguiar do Amaral, Brazilian artists who also knew the migratory stories of the sertão. Methodologically, this is an action research, of the pedagogical intervention type, of a qualitative nature, guided mainly by the theorists Vygotsky, Barros, Fiorin, Souza, Bakhtin, Clüver, Gil, and Kristeva. These studies resulted in the creation of a training course for Geography teachers in EJA, online, in the MOOC (Massive Open Online Course) format, a massive and open course, because of the need for a technological platform. The Federal University of São Carlos (UFSCar), in São CarlosSP, approved and hosted the course on its course platform in this format, PoCA (Open Courses Portal). The training was contemplated with seven thematic units, totaling ten hours of certification in the ODL format, since this research and educational product were structured during the social isolation of the COVID19 pandemic in the years 2020 and 2021. The course was very well evaluated by the participants, with 760 enrolled so far.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectArte e geografiapt_BR
dc.subjectIntermidialidadept_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectGeografia - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectArt and geographypt_BR
dc.subjectIntermedialitypt_BR
dc.subjectTeachers, Training ofpt_BR
dc.subjectGeography - Study and teachingpt_BR
dc.titleCom arte também se aprende geografia: formação on-line para professores da EJA - anos iniciaispt_BR
dc.title.alternativeWith art you also learn geography: online training for EJA teachers - early yearspt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoComo resultado de observações durante as aulas de Geografia na Educação de Jovens e Adultos (EJA) – anos iniciais – no município de Londrina, constatou-se a dificuldade dos professores em associar os conteúdos do componente curricular às memórias e experiências de vida dos educandos. Assim, objetiva-se neste trabalho, de forma geral, conhecer as possibilidades do ensino de Geografia na EJA com a utilização das canções e obras de arte por intermédio de um curso de formação online ofertado para os professores da área. Já os objetivos específicos centraram-se em: ressignificar o ensino de Geografia da EJA frente às novas demandas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e aplicar propostas enriquecedoras por meio de uma formação online para os docentes da área (produto educacional). Isso posto, algumas questões se apresentaram: Como ajudar o professor na seleção e produção de materiais significativos para tal aprendizagem? Como a Arte poderia fazer parte desse processo significativo e contribuir de forma interdisciplinar com o ensino de Geografia? Neste sentido, construiu-se um estudo pautado em tema comum na vida de muitos educandos: os processos migratórios e a saga daqueles que migram procurando uma vida melhor. As linguagens artísticas estão repletas de possibilidades para esta pesquisa, o que propiciou solo fértil para outra ferramenta que transcende a visão simplista da arte e que também conduziu aos estudos interartes/intermídias. Buscou-se então por uma canção de Luís Gonzaga e Humberto Teixeira, um poema de João Cabral de Melo Neto, a que evocaram temas nordestinos em suas obras, e pinturas de Cândido Portinari e Tarsila de Aguiar do Amaral, artistas brasileiros que também conheciam as histórias migratórias do sertão. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa-ação, do tipo intervenção pedagógica, de caráter qualitativo, sendo norteada, principalmente, pelos teóricos Vygotsky, Barros, Fiorin, Souza, Bakhtin, Clüver, Gil e Kristeva. Esses estudos resultaram na criação de um curso de formação de professores de Geografia na EJA, online, no formato MOOC (Massive Open Online Course), curso massivo e aberto, por se tratar da necessidade de uma plataforma tecnológica. A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), em São CarlosSP, aprovou e hospedou o curso em sua plataforma de curso neste formato, o PoCA (Portal de Cursos Abertos). A formação foi contemplada com sete unidades temáticas, totalizando dez horas de certificação no formato EAD, uma vez que esta pesquisa e produto educacional foram estruturados durante o isolamento social da pandemia de COVID19 nos anos de 2020 e 2021. O curso foi muito bem avaliado pelos participantes, tendo até o momento 760 inscritos.pt_BR
dc.degree.localLondrinapt_BR
dc.publisher.localLondrinapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0009-0000-2235-2136pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7760488039821119pt_BR
dc.contributor.advisor1Oliveira, Marilu Martens-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-8918-2001pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2237448289578517pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Marilu Martens-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-8918-2001pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2237448289578517pt_BR
dc.contributor.referee2Nascimento, Francielle Pereira-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0001-9202-9713pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4409389356983508pt_BR
dc.contributor.referee3Bondarik, Roberto-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0003-4040-4600pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6263028023417758pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Naturezapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.subject.capesEnsinopt_BR
Aparece nas coleções:LD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
formacaoonlineeja.pdf13,04 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
formacaoonlineeja_produto.pdf8,64 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons