Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31384
Título: Com arte também se aprende geografia: formação on-line para professores da EJA - anos iniciais
Título(s) alternativo(s): With art you also learn geography: online training for EJA teachers - early years
Autor(es): Santos, Hermes Vieira dos
Orientador(es): Oliveira, Marilu Martens
Palavras-chave: Arte e geografia
Intermidialidade
Professores - Formação
Geografia - Estudo e ensino
Educação de jovens e adultos
Art and geography
Intermediality
Teachers, Training of
Geography - Study and teaching
Data do documento: 28-Abr-2023
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Londrina
Citação: SANTOS, Hermes Vieira dos. Com arte também se aprende geografia: formação on-line para professores da EJA - anos iniciais. 2023. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2023.
Resumo: Como resultado de observações durante as aulas de Geografia na Educação de Jovens e Adultos (EJA) – anos iniciais – no município de Londrina, constatou-se a dificuldade dos professores em associar os conteúdos do componente curricular às memórias e experiências de vida dos educandos. Assim, objetiva-se neste trabalho, de forma geral, conhecer as possibilidades do ensino de Geografia na EJA com a utilização das canções e obras de arte por intermédio de um curso de formação online ofertado para os professores da área. Já os objetivos específicos centraram-se em: ressignificar o ensino de Geografia da EJA frente às novas demandas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e aplicar propostas enriquecedoras por meio de uma formação online para os docentes da área (produto educacional). Isso posto, algumas questões se apresentaram: Como ajudar o professor na seleção e produção de materiais significativos para tal aprendizagem? Como a Arte poderia fazer parte desse processo significativo e contribuir de forma interdisciplinar com o ensino de Geografia? Neste sentido, construiu-se um estudo pautado em tema comum na vida de muitos educandos: os processos migratórios e a saga daqueles que migram procurando uma vida melhor. As linguagens artísticas estão repletas de possibilidades para esta pesquisa, o que propiciou solo fértil para outra ferramenta que transcende a visão simplista da arte e que também conduziu aos estudos interartes/intermídias. Buscou-se então por uma canção de Luís Gonzaga e Humberto Teixeira, um poema de João Cabral de Melo Neto, a que evocaram temas nordestinos em suas obras, e pinturas de Cândido Portinari e Tarsila de Aguiar do Amaral, artistas brasileiros que também conheciam as histórias migratórias do sertão. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa-ação, do tipo intervenção pedagógica, de caráter qualitativo, sendo norteada, principalmente, pelos teóricos Vygotsky, Barros, Fiorin, Souza, Bakhtin, Clüver, Gil e Kristeva. Esses estudos resultaram na criação de um curso de formação de professores de Geografia na EJA, online, no formato MOOC (Massive Open Online Course), curso massivo e aberto, por se tratar da necessidade de uma plataforma tecnológica. A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), em São CarlosSP, aprovou e hospedou o curso em sua plataforma de curso neste formato, o PoCA (Portal de Cursos Abertos). A formação foi contemplada com sete unidades temáticas, totalizando dez horas de certificação no formato EAD, uma vez que esta pesquisa e produto educacional foram estruturados durante o isolamento social da pandemia de COVID19 nos anos de 2020 e 2021. O curso foi muito bem avaliado pelos participantes, tendo até o momento 760 inscritos.
Abstract: As a result of observations during Geography classes in Youth and Adult Education (EJA) initial years in the city of Londrina, it was observed the difficulty of teachers to associate the contents of the curricular component to the memories and life experiences of the students. Thus, this work aims, in general, to know the possibilities of teaching Geography in EJA with the use of songs and works of art in the teaching of Geography for EJA through an online training course for teachers of the area and, more specifically, to resignify this teaching in the face of new demands of the Common National Curriculum Base (BNCC) and apply enriching proposals through an online training for teachers of the area (educational product). That said, some questions have arisen: How to help the teacher in the selection and production of meaningful materials for such learning? How could Art be part of this significant process and contribute in an interdisciplinary way to the teaching of Geography? In this sense, we built a study based on a common theme in the lives of many students: the migratory processes and the saga of those who migrate in search of a better life. Artistic languages are full of "triggers" for this research, which provided fertile ground for another tool that transcends the simplistic view of art and also led to interart/intermedia studies. We then searched for a song by Luís Gonzaga and Humberto Teixeira, a poem by João Cabral de Melo Neto, artists who evoked northeastern themes, and paintings by Cândido Portinari and Tarsila de Aguiar do Amaral, Brazilian artists who also knew the migratory stories of the sertão. Methodologically, this is an action research, of the pedagogical intervention type, of a qualitative nature, guided mainly by the theorists Vygotsky, Barros, Fiorin, Souza, Bakhtin, Clüver, Gil, and Kristeva. These studies resulted in the creation of a training course for Geography teachers in EJA, online, in the MOOC (Massive Open Online Course) format, a massive and open course, because of the need for a technological platform. The Federal University of São Carlos (UFSCar), in São CarlosSP, approved and hosted the course on its course platform in this format, PoCA (Open Courses Portal). The training was contemplated with seven thematic units, totaling ten hours of certification in the ODL format, since this research and educational product were structured during the social isolation of the COVID19 pandemic in the years 2020 and 2021. The course was very well evaluated by the participants, with 760 enrolled so far.
Descrição: Acompanha: Arte e geografia: formação on-line para professores da EJA - uma experiência com a ferramenta MOOC (Massive Open Online Course)
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31384
Aparece nas coleções:LD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
formacaoonlineeja.pdf13,04 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
formacaoonlineeja_produto.pdf8,64 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons