Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31370
Título: Seleção de publicações para identificação de habilidades socioemocionais mobilizadas com a metodologia ativa aprendizagem baseada em equipes
Título(s) alternativo(s): Selection of publications to identify socio emotional skills that are mobilized with team based learning methodology
Autor(es): Rodrigues, Bruno Rafael
Orientador(es): Figueiredo, Márcia Camilo
Palavras-chave: Aprendizagem ativa
Aprendizagem em equipe na educação
Habilidades pessoais
Pesquisa bibliográfica
Active learning
Team learning approach in education
Soft skills
Searching, Bibliographical
Data do documento: 12-Dez-2022
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Londrina
Citação: RODRIGUES, Bruno Rafael. Seleção de publicações para identificação de habilidades socioemocionais mobilizadas com a metodologia ativa aprendizagem baseada em equipes. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2022.
Resumo: Este trabalho é um estudo bibliográfico. Foi escolhido um recorte de tempo de 10 anos (2012-2022) para realização da pesquisa. As plataformas de pesquisa utilizadas foram capes e google acadêmico. As buscas preconizaram: identificar artigos que tenham aplicado a metodologia ativa aprendizagem baseada em equipes (ABE), bem como aqueles que abordaram as habilidades socioemocionais preconizadas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O objetivo central, após o levantamento dos artigos, foi identificar quais habilidades socioemocionais são mobilizadas com a aplicação da metodologia ABE. Essa pesquisa exploratória proporcionou resultados que utilizaram como pesquisa as palavras “aprendizagem baseada em equipes” e “habilidades socioemocionais”. Realizou-se uma avaliação minuciosa para identificar quais habilidades socioemocionais apontadas na BNCC foram mobilizadas com a aplicação da metodologia ABE. Para o recorte de tempo explorado no portal capes, com a utilização da palavra-chave “habilidade socioemocionais”, foram encontrados 77 artigos de revisão. Para a palavra-chave “aprendizagem baseada em equipes, foram encontrados 46 artigos. Os mesmos critérios utilizados para busca no google acadêmico, apontaram 81 artigos de revisão quando a palavra-chave “habilidade socioemocionais” foi utilizada. Para a palavra-chave “aprendizagem baseada em equipes”, foram encontrados 48 artigos nesta plataforma. Embora tantos artigos tenham sido levantados, apenas em 2 foram abordadas as habilidades socioemocionais mobilizadas com a aplicação da metodologia ABE. Nestes artigos foi possível concluir que as habilidades socioemocionais "amabilidade", "autorresponsabilidade", "abertura ao novo", "organização" entre outras são mobilizadas com a aplicação da metodologia ativa ABE.
Abstract: This assignment is a bibliographical study. A time frame of 10 years (2012-2022) was chosen to carry out the research. The research platforms used were capes and google scholar. The searches advocated: identifying articles that have applied the active methodology team-based learning (ABE), as well as those that addressed the Socio-Emotional Skills advocated by the National Common Curriculum Base (BNCC). The central objective, after surveying the articles, was to identify which socio-emotional skills are mobilized with the application of the ABE methodology. This exploratory research provided results that used the words “team-based learning” and “socioemotional skills” as a search. A thorough assessment was carried out to identify which socio-emotional skills identified in the BNCC were mobilized with the application of the ABE methodology. For the time frame explored in portal capes, using the keyword “socioemocionais skills”, 77 review articles were found. For the keyword “team-based learning, 46 articles were found. The same criteria used for the google scholar search pointed to 81 review articles when the keyword “socioemocionais skills” was used. For the keyword “team-based learning”, 48 articles were found on this platform. Although so many articles were raised, only 2 addressed the socio-emotional skills mobilized with the application of the ABE methodology. In these articles, it was possible to conclude that the socio-emotional skills "kindness", "self-responsibility", "openness to the new", "organization" among others are mobilized with the application of the active ABE methodology.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31370
Aparece nas coleções:LD - Licenciatura em Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
habilidadessocioemocionaisaprendizagem.pdf1,26 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons