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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31283
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Rabaioli, Luiz Gustavo | - |
dc.date.accessioned | 2023-05-03T14:14:32Z | - |
dc.date.available | 2023-05-03T14:14:32Z | - |
dc.date.issued | 2022-11-29 | - |
dc.identifier.citation | RABAIOLI, Luiz Gustavo. Análise de posição da geometria de uma suspensão do tipo duplo a para traseira de um protótipo veicular off road. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31283 | - |
dc.description.abstract | The purpose of the present work is to study a double wishbone suspension geometry to be applied in a prototype off-road vehicle, because currently the Swing Axle suspension is used, which has limitations in adjusting the wheel geometry and a high positive and negative camber gain when the suspension oscillates, so the development of a double-A suspension will provide a better adjustment of the wheel geometry compared to the Swing Axle suspension. The first step was a literature review where the main characteristics of the double-A and Swing Axle suspensions are described. After that, the main suspension components and their geometries that will be used to develop the double-A suspension are presented. The study occurred through the modeling and analytical analysis of the mechanism using 3D CAD software. The evaluations consisted in the parameters of camber, roll center, divergence, and convergence. The results obtained from the development of this work were the possibility of a better adjustment of the wheel geometry in comparison to the Swing Axle suspension, as well as the adjustment of the camber angle and oversteer of the wheels. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Sistema AutoCAD | pt_BR |
dc.subject | Veículos - Análise | pt_BR |
dc.subject | Automóveis - Molas e suspensão | pt_BR |
dc.subject | Veículos off-road | pt_BR |
dc.subject | AutoCAD system | pt_BR |
dc.subject | Vehicles - Analysis | pt_BR |
dc.subject | Automobiles - Springs and suspension | pt_BR |
dc.subject | Off-road vehicles | pt_BR |
dc.title | Análise de posição da geometria de uma suspensão do tipo duplo a para traseira de um protótipo veicular off road | pt_BR |
dc.title.alternative | Position analysis of the geometry of a double wishbone rear suspension for a prototype off-road vehicle | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | O vigente trabalho de conclusão de curso tem por finalidade o estudo de uma geometria de suspensão do tipo duplo A para ser aplicado em um protótipo veicular off road, pois atualmente e utilizado a suspensão Swing Axle onde possui limitações na regulagem da geometria da roda e um elevado ganho de cambagem positiva e negativa quando a suspensão oscila, assim com o desenvolvimento de uma suspensão do tipo duplo A ira proporcionar uma melhor ajuste da geometria das rodas em comparação com a suspensão Swing Axle. Realizou-se em um primeiro momento uma revisão bibliográfica onde é descrito as principais características de uma suspensão do tipo duplo A e da suspensão Swing Axle, posteriormente é apresentado os principais componentes da suspensão e as suas geometrias que serão utilizadas para o desenvolvimento da suspensão do tipo duplo A, com isso posteriormente realizamos a obtenção de dados iniciais das características do veículo para, em seguida, desenvolver o modelamento da suspensão proposta. O estudo ocorreu através da modelagem e realização de análise analítica do mecanismo em software CAD 3D. As avaliações constituíram nos parâmetros de cambagem, centro de rolagem, divergência e convergência. Os resultados obtidos do desenvolvimento deste trabalho foram a possibilidade de um melhor ajuste da geometria da roda em comparação com a suspensão Swing Axle, além disso a regulagem do ângulo de cambagem e sobre-esterçamento das rodas. | pt_BR |
dc.degree.local | Pato Branco | pt_BR |
dc.publisher.local | Pato Branco | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Rodrigues, Fabio Rodrigo Mandello | - |
dc.contributor.referee1 | Rodrigues, Fabio Rodrigo Mandello | - |
dc.contributor.referee2 | Casarin, Joviano Janjar | - |
dc.contributor.referee3 | Trentin, Robson Gonçalves | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Departamento Acadêmico de Mecânica | pt_BR |
dc.publisher.program | Engenharia Mecânica | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PB - Engenharia Mecânica |
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