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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31282
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Marcon, Bruno | - |
dc.date.accessioned | 2023-05-03T14:12:14Z | - |
dc.date.available | 2023-05-03T14:12:14Z | - |
dc.date.issued | 2022-12-01 | - |
dc.identifier.citation | MARCON, Bruno. Análise estrutural e modal da estrutura metálica de base de um grupo gerador diesel de 160 KVa com uso do método de elementos finitos. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31282 | - |
dc.description.abstract | Power generation equipment’s are used in a variety of applications, from industries to agriculture, those machines are very useful on suppling power during a failure on the mains grid supply, modern installations are dependent of electric energy, those failures can cause a massive damage to business and industrial plants. Diesel generator sets are the most common machine used for this application, their simple and inexpensive construction surrounded by their highly reliable operation make them perfect for the case, despite being a non-renewable and highly polluting energy, it still proves to be the best option in those cases. The construction of these Diesel Sets is made by an Internal Combustion Diesel Engine combined with an Electric Alternator, which is responsible for generating energy, the chassis of the structure consists of a metallic base designed to allocate the parts that the machine has. This metallic base should resist to the weight of the parts and also resist to the vibrations induced by the machine.The text will present a model of a metallic structure designed for a Diesel Generator Set, then using de Finite Element Method (FEM) the tensions induced on the structure by the weight of the engine and alternator will be analyzed, at the end, again with the use of the Finite Element Method (FEM) a modal study will be developed discovering which will be the modes of vibration and in what frequencies their occur. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Geradores elétricos | pt_BR |
dc.subject | Diesel | pt_BR |
dc.subject | Método dos elementos finitos | pt_BR |
dc.subject | Electric generators | pt_BR |
dc.subject | Diesel fuels | pt_BR |
dc.subject | Finite element method | pt_BR |
dc.title | Análise estrutural e modal da estrutura metálica de base de um grupo gerador diesel de 160 KVa com uso do método de elementos finitos | pt_BR |
dc.title.alternative | Structural and modal analysis of the base metallic structure of a 160 Kva diesel generator using the finite element method | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | Equipamentos geradores de energia estão em uso em todos os ramos de atividades, desde a indústria até na agricultura, estes são extremamente importantes, os sistemas modernos são dependentes de energia elétrica, os equipamentos em questão são utilizados caso ocorram falhas no fornecimento de energia, ou com o objetivo de reduzir custos. Os grupos geradores Diesel são os mais utilizados, sua construção é simples e barata e sua operação é confiável, apesar de ser uma fonte de energia poluente, muitas vezes ela ainda é a melhor opção quando se trata de sistemas de fornecimento de energia auxiliares. Esses equipamentos consistem em um motor Diesel, que fornece potência de eixo a um alternador, que será responsável por gerar a energia elétrica, para acomodar esses equipamentos é comum a construção de um chassis em estrutura metálica, esse deve resistir ao peso dos equipamentos e as vibrações geradas durante a operação. Este texto apresenta um modelo de uma estrutura de um grupo Gerador Diesel de potência de 160 KVa, e após isto analisa com auxílio do Método de Elementos Finitos (MEF) as tensões induzidas na estrutura devido ao peso dos equipamentos que ela deve suportar, após isso utilizando novamente o MEF foi realizada uma simulação modal analisando o comportamento dinâmico da estrutura com o objetivo de identificar os modos de vibração e em quais frequências eles ocorrem, ao final é apresentada uma solução para o problema da deformação no centro da estrutura, pois esta se apresentou maior do que a considerada aceitável. | pt_BR |
dc.degree.local | Pato Branco | pt_BR |
dc.publisher.local | Pato Branco | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Rodrigues, Fabio Rodrigo Mandello | - |
dc.contributor.referee1 | Rodrigues, Fabio Rodrigo Mandello | - |
dc.contributor.referee2 | Trentin, Robson Gonçalves | - |
dc.contributor.referee3 | Novak, Paulo Rogerio | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Departamento Acadêmico de Mecânica | pt_BR |
dc.publisher.program | Engenharia Mecânica | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PB - Engenharia Mecânica |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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