Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31279
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Miranda, Elaine Grella | - |
dc.date.accessioned | 2023-05-03T14:03:47Z | - |
dc.date.available | 2023-05-03T14:03:47Z | - |
dc.date.issued | 2022-06-02 | - |
dc.identifier.citation | MIRANDA, Elaine Grella. Análise de acessibilidade em uma escola estadual no município de Mamborê - PR. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31279 | - |
dc.description.abstract | Accessibility is, like education, a right guaranteed to every citizen of this country. In this way, ensuring the accessibility of school environments is more than a necessity, it is na obligation of the state towards the population. This work aimed to carry out a case study in the only high school in the municipality of Mamborê - PR. The study seeks to present an overview of the main needs of the school to adapt to the parameters required and suggested by NBR 9050, updated in 2020. The survey was carried out through views of the school and application of a checklist to identify critical points. The survey resulted in the need to adapt, mainly for the bathrooms and access ramps, in addition to the need to install signage in the school's premises. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Edifícios públicos - Projeto de acessibilidade | pt_BR |
dc.subject | Escolas públicas | pt_BR |
dc.subject | Inclusão escolar | pt_BR |
dc.subject | Normas técnicas (Engenharia) | pt_BR |
dc.subject | Public buildings - Barrier-free design | pt_BR |
dc.subject | Public schools | pt_BR |
dc.subject | Mainstreaming in education | pt_BR |
dc.subject | Standards, Engineering | pt_BR |
dc.title | Análise de acessibilidade em uma escola estadual no município de Mamborê - PR | pt_BR |
dc.title.alternative | Accessibility analysis in a state school in the municipality of Mamborê - PR | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | A acessibilidade é, assim como a educação, um direito garantido a todo cidadão deste país. Dessa forma garantir a acessibilidade de ambientes escolares é mais que uma necessidade é uma obrigação do estado para com a população. Este trabalho tem como objetivo realizar um estudo de caso na única escola de ensino médio do município de Mamborê – PR. O estudo busca apresentar uma visão geral das principais necessidades de adequação do colégio aos parâmetros exigidos e sugeridos pela Norma Brasileira 9050, atualizada no ano de 2020. O levantamento foi realizado por meio de visitas no colégio e aplicação de um checklist para identificação de pontos críticos. O levantamento resultou na necessidade de adequação, principalmente, para os banheiros e rampas de acesso, além da necessidade de instalação de sinalização nas dependências do colégio. | pt_BR |
dc.degree.local | Campo Mourão | pt_BR |
dc.publisher.local | Campo Mourao | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Szpak, Wesley | - |
dc.contributor.advisor-co1 | Moreira, Vera Lúcia Barradas | - |
dc.contributor.referee1 | Santos, Eliana Fernandes dos | - |
dc.contributor.referee2 | Vieira, Jucélia Kuchla | - |
dc.contributor.referee3 | Moreira, Vera Lúcia Barradas | - |
dc.contributor.referee4 | Szpak, Wesley | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Departamento Acadêmico de Construção Civil | pt_BR |
dc.publisher.program | Engenharia Civil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CM - Engenharia Civil |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
analiseacessibilidadeescolamambore.pdf | 3,8 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons