Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31279
Título: Análise de acessibilidade em uma escola estadual no município de Mamborê - PR
Título(s) alternativo(s): Accessibility analysis in a state school in the municipality of Mamborê - PR
Autor(es): Miranda, Elaine Grella
Orientador(es): Szpak, Wesley
Palavras-chave: Edifícios públicos - Projeto de acessibilidade
Escolas públicas
Inclusão escolar
Normas técnicas (Engenharia)
Public buildings - Barrier-free design
Public schools
Mainstreaming in education
Standards, Engineering
Data do documento: 2-Jun-2022
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Campo Mourao
Citação: MIRANDA, Elaine Grella. Análise de acessibilidade em uma escola estadual no município de Mamborê - PR. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão, 2022.
Resumo: A acessibilidade é, assim como a educação, um direito garantido a todo cidadão deste país. Dessa forma garantir a acessibilidade de ambientes escolares é mais que uma necessidade é uma obrigação do estado para com a população. Este trabalho tem como objetivo realizar um estudo de caso na única escola de ensino médio do município de Mamborê – PR. O estudo busca apresentar uma visão geral das principais necessidades de adequação do colégio aos parâmetros exigidos e sugeridos pela Norma Brasileira 9050, atualizada no ano de 2020. O levantamento foi realizado por meio de visitas no colégio e aplicação de um checklist para identificação de pontos críticos. O levantamento resultou na necessidade de adequação, principalmente, para os banheiros e rampas de acesso, além da necessidade de instalação de sinalização nas dependências do colégio.
Abstract: Accessibility is, like education, a right guaranteed to every citizen of this country. In this way, ensuring the accessibility of school environments is more than a necessity, it is na obligation of the state towards the population. This work aimed to carry out a case study in the only high school in the municipality of Mamborê - PR. The study seeks to present an overview of the main needs of the school to adapt to the parameters required and suggested by NBR 9050, updated in 2020. The survey was carried out through views of the school and application of a checklist to identify critical points. The survey resulted in the need to adapt, mainly for the bathrooms and access ramps, in addition to the need to install signage in the school's premises.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31279
Aparece nas coleções:CM - Engenharia Civil

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
analiseacessibilidadeescolamambore.pdf3,8 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons