Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31271
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Rosa, Maysa Anastacio Bernardo Flor da | - |
dc.date.accessioned | 2023-05-02T20:12:12Z | - |
dc.date.available | 2023-05-02T20:12:12Z | - |
dc.date.issued | 2023-04-20 | - |
dc.identifier.citation | ROSA, Maysa Anastacio Bernardo Flor da. Estudo de uma proposta avaliativa para a disciplina de física no curso de engenharia. 2023. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31271 | - |
dc.description | Acompanha: Proposta para uma avaliação da aprendizagem no contexto contemporâneo | pt_BR |
dc.description.abstract | Learning evaluation has been the focus of studies and numerous debates in the educational context, with increasing emphasis on a more evident approach from the perspective of only summative evaluation. However, it is verified that most of the time it has been happening in a traditional way by means of exams. In view of this, this dissertation aims to investigate the potentialities of a learning evaluation proposal, applied to a class from the Electronic Engineering course, in Physics III, from a Federal University in the Midwest region of the state of Paraná. The research has a qualitative approach, from the point of view of the objectives it is classified as descriptive and, in relation to the procedures, it is both bibliographic and observational, using for this the technique of participant observation. To compose the data we used the observation, the researcher's field diary, and the documents produced by the students during the implementation of the proposal. For the data analysis we used Bardin's inductive method of content analysis. The results evidenced that the active participation of students in the process of learning evaluation, through self-assessment, allowed students to reflect on their actions, showing positive and negative feelings, motivation to study, and commitment to fulfilling the pedagogical contract, in such a way that they became aware of their learning process, making critical inferences during this process. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Avaliação educacional | pt_BR |
dc.subject | Física - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Emoções | pt_BR |
dc.subject | Autoeficiência | pt_BR |
dc.subject | Education - Evaluation | pt_BR |
dc.subject | Physics - Study and teaching | pt_BR |
dc.subject | Learning | pt_BR |
dc.subject | Emotions | pt_BR |
dc.subject | Self-efficacy | pt_BR |
dc.title | Estudo de uma proposta avaliativa para a disciplina de física no curso de engenharia | pt_BR |
dc.title.alternative | Study of an evaluative proposal for the physics discipline in the engineering course | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | A avaliação da aprendizagem tem sido foco de estudos e inúmeros debates no contexto educacional, sendo crescente a ênfase a partir de uma abordagem mais evidenciada na perspectiva da avaliação apenas somativa. No entanto, verifica-se que na maioria das vezes ela vem acontecendo de forma tradicional por meio de exames. À vista disso, essa dissertação objetiva investigar as potencialidades uma proposta de avaliação da aprendizagem, aplicada em uma turma do curso de Engenharia Eletrônica, na disciplina de Física III, de uma Universidade Federal da região Centro-Oeste do estado do Paraná. A pesquisa possui abordagem qualitativa, do ponto de vista dos objetivos é classificada como descritiva e, com relação aos procedimentos é tanto bibliográfica quanto observacional, utilizando para tal a técnica da observação participante. Para a composição dos dados utilizou-se a observação, o diário de campo da pesquisadora e os documentos produzidos por alunos durante a implementação da proposta. Para a análise dos dados utilizou-se o método indutivo de Análise de Conteúdo de Bardin. Os resultados evidenciaram que a participação ativa dos estudantes no processo de avaliação da aprendizagem, por intermédio da autoavaliação, permitiu com que os estudantes refletissem sobre suas ações, evidenciando sentimentos positivos, negativos, motivação para os estudos, comprometimento no cumprimento do contrato pedagógico, de tal modo que tomaram consciência em relação ao seu processo de aprendizagem inferindo criticamente durante esse percurso. | pt_BR |
dc.degree.local | Londrina | pt_BR |
dc.publisher.local | Londrina | pt_BR |
dc.creator.ID | https://orcid.org/0000-0001-7846-0638 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1690670521779798 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Batista, Michel Corci | - |
dc.contributor.advisor1ID | https://orcid.org/0000-0001-7328-2721 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4568162557688883 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Batista, Michel Corci | - |
dc.contributor.referee1ID | https://orcid.org/0000-0001-7328-2721 | pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4568162557688883 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Santos, Oscar Rodrigues dos | - |
dc.contributor.referee2ID | https://orcid.org/0000-0002-0987-1465 | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/3450355380659938 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Fusinato, Polonia Altoé | - |
dc.contributor.referee3ID | https://orcid.org/0000-0002-4698-8574 | pt_BR |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/0928793011431563 | pt_BR |
dc.contributor.referee4 | Schwerz, Roseli Constantino | - |
dc.contributor.referee4ID | https://orcid.org/0000-0001-5507-3117 | pt_BR |
dc.contributor.referee4Lattes | http://lattes.cnpq.br/8638021519578975 | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | pt_BR |
dc.subject.capes | Ensino | pt_BR |
Aparece nas coleções: | LD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
estudopropostaavaliativafisica.pdf | 2,03 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
estudopropostaavaliaticafisica_produto.pdf | 667,28 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons