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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3127
Título: | Fugere urbem et locus amoenus quaerere: uma análise ecocrítica de Marcovaldo ou As estações na cidade, de Italo Calvino |
Título(s) alternativo(s): | Fugere urbem et locus amoenus quaerere: an ecocritical analysis of Marcovaldo or The seasons in the city, by Italo Calvino |
Autor(es): | Marino, Mariana Cristina Pinto |
Orientador(es): | Cantarin, Márcio Matiassi |
Palavras-chave: | Calvino, Italo, 1923-1985 Guattari, Félix, 1930-1992 Ecocrítica Ecologia humana - Filosofia Ecologia na literatura Natureza na literatura Literatura moderna - Séc. XX - História e crítica - Aspectos sociais Linguagem e línguas Calvino, Italo, 1923-1985 Guattari, Félix, 1930-1992 Ecocriticism Human ecology - Philosophy Ecology in literature Nature in literature Literature, Modern - 20th century - History and criticism - Social aspects Language and languages |
Data do documento: | 23-Fev-2018 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Curitiba |
Citação: | MARINO, Mariana Cristina Pinto. Fugere urbem et locus amoenus quaerere: uma análise ecocrítica de Marcovaldo ou As estações na cidade, de Italo Calvino. 2018. 134 f. Dissertação (Mestrado em Estudos de Lenguagens) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018. |
Resumo: | A presente pesquisa propôs a análise de todos os vinte contos que compõem a obra Marcovaldo ou As estações na cidade (2015 [1963]), de Italo Calvino. O foco das análises voltou-se para o protagonista, Marcovaldo, um trabalhador pobre e em permanente estado de desconforto com as mudanças ocorridas no contexto social pós-guerra, especialmente na Itália, no período de seu milagre econômico, que foi impulsionado pelo fim de medidas protecionistas na economia (GINSBORG, 2003). Ao tentar romper com esse cenário, buscando a beleza genuína da natureza, Marcovaldo vê-se experienciando situações que sempre o levam ao descontentamento, intrinsecamente ligado a um novo tipo de relação humana e social, construída a partir não somente da consolidação das sociedades capitalistas modernas, como igualmente da imposição de um padrão único de comportamento à sociedade — a mutação antropológica, como proposto por Pier Paolo Pasolini (1978, 1997). A pesquisa debruçou-se sobre o olhar Ecocrítico (GARRARD, 2006), despertado pela obra em questão, que sugere, a partir da Literatura (e da incorporação de outras áreas como a Sociologia, a Biologia, a Antropologia), o estudo da natureza, suas relações com a mulher e o homem e o refinamento da percepção acerca de questões ecológicas frágeis, captadas com mais afinco a partir da década de 1960 (PIGA; MANSANO, 2015), apesar de as mudanças de perspectiva sobre a sensibilidade em relação à natureza estarem em constante modificação principalmente desde o Iluminismo (THOMAS, 2010 [1983]). A esta pesquisa foram igualmente incorporados pressupostos da Ecosofia (GUATTARI, 2006 [1989]), que sugere um ressignificar de procedimentos e discursos hegemônicos advindos do sistema sócio-político-econômico capitalista. Para tanto, fez-se necessário, conjuntamente, compreender problemáticas concernentes à conjuntura ambiental do século XX e seu impacto sobre as classes menos favorecidas economicamente (BOFF, 1995), assim como assimilar os desdobramentos referentes ao ecologismo dos pobres (via econômica baseada na justiça social), preconizado por Joan Martínez Alier (2014 [2007]), tendo em vista a classe social à qual Marcovaldo pertence. Alicerçada nos princípios descritos, a esta pesquisa coube, portanto, analisar as interações de Marcovaldo e sua família com a natureza e suas possibilidades, suas modificações e incorporação a um efervescente mercado consumidor, com vistas a refletir sobre a crise ecológica (das três ecologias, conforme Guattari) e assinalar hipóteses de superação para a mesma, por meio da apologia de um convívio menos predatório do ser humano relativamente aos outros seres que ao seu lado coabitam na Terra. |
Abstract: | The present research proposed the analysis of all twenty short stories that compose the book Marcovaldo or the seasons in the city (2015 [1963]), by Italo Calvino. The analyses focused on the protagonist, Marcovaldo, an impoverished proletarian that finds himself in a continuous state of discomfort with the changes that occurred in the post-war social context, especially in Italy during the period of the economic miracle, which was driven by the end of protectionist measures in the economy (GINSBORG, 2003). In trying to break away from this scenario, seeking the genuine beauty of nature, Marcovaldo ends up experiencing situations that always lead him to a discontent that is inextricably linked to a new kind of human and social relationship, built not only on the consolidation of modern capitalist societies, but also on the imposition of a single standard of behavior on society – an anthropological mutation, as proposed by Pier Paolo Pasolini (1978, 1997). The research focused on the Ecocritical approach (GARRARD, 2006), awakened by the object, which suggests the study (incorporating references from areas such as Sociology, Biology and Anthropology to Literary Theory) of nature, its relationship with women and men, and the refining of perceptions about delicate ecological issues, captured more intensively since the 1960s (PIGA, MANSANO, 2015), although the changes in perspective on sensitivity to nature are constantly shifting, mainly since the Enlightenment (THOMAS, 2010 [1983]). This research also integrated the assumptions of Ecosophy (GUATTARI, 2006 [1989]), which suggests a re-signifying of hegemonic procedures and discourses derived from the capitalist socio-political-economic system. In order to do so, it was necessary, jointly, to understand issues related to the environmental context of the twentieth century and its impact on economically disadvantaged classes (BOFF, 1995), as well as to assimilate the consequences related to the environmentalism of the poor, advocated by Joan Martínez Alier (2014 [2007]), in view of the social class to which Marcovaldo belongs. Based on the principles described, this research therefore had to analyze the interactions of Marcovaldo and his family with nature and its possibilities, its modifications and assimilation into an effervescent consumer market, aiming to reflect on the ecological crisis (of the three ecologies, according to Guattari) and point out hypotheses of overcoming it, by means of the apology of a less predatory human conviviality in relation to the other beings that, with them, live on planet Earth. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3127 |
Aparece nas coleções: | CT - Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens |
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