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Título: O discurso sobre a ciência no cronotopo pandêmico: uma análise dialógica
Título(s) alternativo(s): The discourse about science In the pandemic chronotope: a dialogical analysys
Autor(es): Weisshaar, Giliandra Aparecida da Cruz
Orientador(es): Rohling, Nivea
Palavras-chave: Análise do discurso
Dialogismo (Análise literária)
Espaço e tempo
Ciência
Ideologia
Redes sociais on-line
Cientistas - Análise do discurso
COVID-19, Pandemia de, 2020-
Bakhtin, M. M. (Mikhail Mikhailovitch), 1895-1975
Discourse analysis
Dialogism (Literary analysis)
Space and time
Science
Ideology
Online social networks
Scientists - Discourse analysis
COVID-19 Pandemic, 2020-
Data do documento: 6-Mar-2023
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: WEISSHAAR, Giliandra Aparecida da Cruz. O discurso sobre a ciência no cronotopo pandêmico: uma análise dialógica. 2023. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagens) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2023.
Resumo: Nos últimos dois anos vivenciamos o espaço-tempo da pandemia, o cronotopo pandêmico, e nesse cronotopo sabemos que um dos principais discursos constantemente tematizados nos diálogos foi o discurso sobre a ciência. Esse discurso recebeu grande atenção da esfera pública, foi incessantemente realizado, divulgado e compartilhado nas redes sociais. Diante disso, a presente pesquisa teve como objetivo geral analisar os discursos que emergiram sobre a ciência no cronotopo pandêmico nas redes sociais. Do mesmo modo, os objetivos específicos da presente pesquisa são os seguintes: a) Analisar o caráter valorativo desses enunciados sobre a esfera ideológica da ciência, principalmente, a questão da valoração desse discurso. b) Investigar e analisar como esses discursos também são conflitantes e contraditórios uma vez que são produzidos por sujeitos de distintas posições ideológicas. c) Investigar como os sujeitos do cronotopo pandêmico são evidenciados por essas produções discursivas. Para o desenvolvimento da pesquisa situamos-a no campo teórico da Análise Dialógica do Discurso (ADD), fundamentada nos escritos do Círculo de Bakhtin. Assim, tecemos a pesquisa com base nos preceitos da ADD com base em Acosta Pereira (2020a; 2020b), Brait (2014;2020), Paula (2013) e Rohling (2014; 2020) e nos pressupostos teóricos do Círculo de Bakhtin: BAKHTIN, (1997); BAKHTIN (2003); BAKHTIN (2002;2010) [1963]; BAKHTIN, 2018 [1975]; VOLOCHÍNOV, 2018 [1929]; VOLOSHINOV, (2013). Nesse aporte teórico os principais conceitos abordados são o de discurso e enunciado, ideologia e valoração, e cronotopo. Para a abordagem sobre deslocamentos de concepções sobre a ciência, são abordados os teóricos Boaventura de Souza Santos (1978,1989, 2008) e Mikhail Bakhtin (2017) [1975]. Os dados obtidos para a análise foram coletados nas redes sociais Twitter e Instagram. Com a relação de dados observou-se a emergência de regularidades discursivas que colocam em evidência diferentes posições de poder sobre o discurso da ciência. As regularidades são as contraposições entre o discurso da ciência e o discurso da pós-verdade, a hierarquia entre sujeitos cientistas e não cientistas e o embate entre as diferentes esferas científicas. A partir dessas regularidades observa-se as posições de diferentes sujeitos e os embates dialógicos travados nas redes sociais nesse cronotopo pandêmico sobre o discurso da ciência. Por fim, concluímos a presente pesquisa observando que o discurso sobre a ciência foi extremamente tensionado nesse cronotopo pandêmico, diversas posições de diferentes sujeitos expressaram uma disputa de vozes, de sentidos, sobre o discurso da ciência nesse tempo, dessa forma reiteramos o campo do discurso como espaço de embates tensionamentos ininterrupto de sentidos.
Abstract: In the last two years we have experienced the space-time of the pandemic, the pandemic chronotope, and in this chronotope we know that one of the main discourses, constantly thematized in dialogues was the discourse on science. This speech received great attention from the public sphere, was incessantly carried out, disseminated and shared in digital media. In view of this, the present research had the general objective of analyzing the discourses that emerged about science in the pandemic chronotope in digital media. Likewise, the specific objectives of this research are the following: a) To analyze the evaluative character of these statements about the ideological sphere of science, mainly, the question of the valuation of this discourse. b) Investigate and analyze how these discourses are also conflicting and contradictory since they are produced by subjects from different ideological positions. c) Investigate how the subjects of the pandemic chronotope are evidenced by these discursive productions. For the development of the research, we place it in the theoretical field of Dialogical Discourse Analysis (DDA), based on the writings of the Bakhtin Circle. Thus, we weave the research based on the precepts of ADD based on Acosta Pereira (2020a; 2020b), Brait (2014;2020), Paula (2013) and Rohling (2014; 2020) and on the theoretical assumptions of the Bakhtin Circle: BAKHTIN , (1997); BAKHTIN (2003); BAKHTIN (2002;2010) [1963]; BAKHTIN, 2018 [1975]; VOLOCHÍNOV, 2018 [1929]; VOLOSHINOV, (2013). In this theoretical framework, the main concepts addressed are discourse and statement, ideology and valuation, and chronotope. For the approach on displacements of conceptions about science, theorists Boaventura de Souza Santos (1978,1989, 2008) and Mikhail Bakhtin (2017) [1975] are approached. The data obtained for the analysis were collected from Twitter and Instagram digital media. With the data relation, it was observed the emergence of discursive regularities that highlight different positions of power over the discourse of science. The regularities are the contrasts between the discourse of science and the discourse of post-truth, the hierarchy between scientific and non-scientific subjects and also the clash between the different scientific spheres. From these regularities, the positions of different subjects and the dialogical clashes fought in the media in this pandemic chronotope on the discourse of science are observed. Finally, we conclude this research by noting that the discourse about science was extremely tense in this pandemic chronotope, several positions of different subjects expressed a dispute of voices, of meanings, about the discourse of science at that time, and in this way we reiterate the field of discourse as a space for uninterrupted clashes and tensioning of meanings.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31268
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